Conheça detalhes de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, que estreia nesta quinta nos cinemas

Sucessor do ganhador do Oscar de Melhor Animação, Homem Aranha: Através do Aranhaverso chega aos cinemas hoje (1º) já com aclamação da mídia especializada e forte expectativa dos fãs. Saiba o que reserva o projeto 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

A história do Homem-Aranha já foi explorada à exaustão em todas as mídias possíveis. Até o grande público sabe que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” – frase dita pelo tio do protagonista. Fato é que a continuidade de projetos com a cara do personagem exigiam uma repaginada em 360º. Foi o que a Sony fez, em associação com a Marvel, no primoroso Homem Aranha no Aranhaverso (2018). A vitória de Melhor Animação no Oscar do ano seguinte fala por si só. Agora, a história do jovem Miles Morales ganha mais um capítulo – desta vez prometendo ainda mais camadas e, principalmente, versões do herói a perder de vista.

Com direção de Justin Thompson, Kemp Powers e Joaquin dos Santos, a animação estreia hoje (1º) nos cinemas brasileiros. No enredo, depois de se reunir com Gwen Stacy – a Mulher-Aranha -, o Amigão da Vizinhança é catapultado através do multiverso, onde encontra uma equipe de Pessoas-Aranha encarregadas de proteger a existência do multiverso. Porém, a paz é estremecida quando os heróis não entram em consenso a respeito de como lidar com uma nova ameaça que se apresenta. É aí que Miles se vê confrontando as outras Aranhas e precisa repensar o que significa ser um herói para salvar as pessoas que mais ama.

Parte do sucesso do primeiro filme se deve ao carisma inegável do protagonista, um adolescente afro-latino e residente no Brooklyn, nos Estados Unidos. Cheio de dúvidas, de difícil relação com o pai e sem muito traquejo social, Miles conquistou o público de tal forma que não seria pretensioso compará-lo ao Pantera Negra de Chadwick Boseman no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). Além disso, a qualidade dos efeitos visuais impressionam pelo realismo. Destaque também para a mistura de elementos típicos dos quadrinhos, que ajudam a deixar a narrativa ainda mais interessante.
Nas HQs, Morales foi introduzido em 2011, criado por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli. Ele surge após Peter Parker – o Aranha central – ser morto em combate. Ganhando cada vez mais espaço, ele participa de arcos importantes nos quadrinhos e, mais recente, chegou a assumir o manto do Wolverine em What If…? – saga que explora diversas possibilidades com heróis já conhecidos dos leitores.

Aranhas aos montes

WhatsApp Image 2023 05 31 At 16.27.47 (1)
Pelo menos 95 versões do herói serão apresentadas no filme (Foto: Divulgação)

Segundo os realizadores, pelo menos 95 versões do Aranha terão nomes e habilidades reveladas na animação que chega às telonas hoje. Entretanto, esta não é nem metade da quantidade deles, já que quase 300 tipos do herói estarão presentes de alguma forma na trama, incluindo um gato-aranha. As variações Porco-Aranha, o Aranha Noir, apresentadas no primeiro filme, reaparecem aqui, além do Homem-Aranha 2099, líder da organização dos teisosos no multiverso. Ele foi apresentado brevemente na cena pós-créditos do antecessor.

O elenco de vozes reúne Shameik Moore (Miles Morales), Hailee Steinfeld (Gwen Stacy), Daniel Kaluuya (Spider-Punk), Oscar Isaac (Miguel O’Hara – Aranha 2099), Jake Johnson (Peter Parker) e Issa Rae (Jessica Drew).

Com mais de 20 resenhas publicadas, até ontem (31), Homem-Aranha: Através do Aranhaverso estreou com nada menos que 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas. O público também poderá dar suas opiniões a partir de logo mais à noite. Um terceiro filme, intitulado Spider-Man: Beyond the Spider-Verse (Além do Aranhaverso, em tradução livre), deve estrear em março de 2024. Isto quer dizer que muito de Miles ainda está por vir.

Assista ao trailer:

Serviço

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Animação estreia hoje (1º) nos cinemas
Duração: 2h16min
Classificação: 10 anos

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES