Muita gente já ouviu falar e até já chegou a fazer algumas sessões de RPG por recomendação médica. Mas você realmente sabe para que serve? Como é a ação e a importância de um tratamento bem feito?

Quem já sofreu com dores na coluna certamente já ouviu falar ou experimentou o famoso RPG. Mas você sabe como ele atua e quais benefícios traz para seu corpo? Criado por PH. Souchard, em 1981, na França, o RPG (Reeducação Postural Global) é um método fisioterápico indicado para o tratamento e a prevenção de diversas doenças que vão desde os desvios corporais mais comuns – como escoliose, lordose etc – a patologias ortopédicas, respiratórias, neurológicas, recuperação de traumas e problemas articulares.

O método é realizado manualmente por fisioterapeutas com habilitação específica, que realizam movimentos corporais em conjunto com o paciente. O número de sessões semanais é variável e é necessário o mínimo de três meses para que haja um resultado efetivo. O tratamento pode ser realizado em crianças a partir de sete anos, adultos e idosos, e não possui contra indicação.

Durante o atendimento, o profissional indica o padrão respiratório adequado, libera os músculos respiratórios e coloca o paciente na postura correta de acordo com os dados indicados na avaliação prévia. “O RPG são micro ajustes realizados no corpo em estiramento global, que proporcionam a correção do corpo como um todo, atuando tanto na prevenção como no tratamento de patologias e que corrige de uma forma efetiva, resolutiva”, explica a fisioterapeuta Kamila Martins, com especialização avançada em RPG Souchard , Microfisioterapia e Terapia Craniosacral.

Pilares

O tratamento com RPG segue três princípios básicos: a individualidade – cada indivíduo é único e deve receber tratamento personalizado; causalidade – atuação deve ser no sintoma e nas causas da disfunção; e globalidade – deve atuar de forma global, atuando no indivíduo como um todo. “Posso dizer que 90% das dores dos desvios têm relação macro, ou seja, com todo o corpo, e as causas estão presentes no corpo todo”, ressalta Kamila.

Segundo ela, a reeducação postural proporcionada pelo RPG é essencial para todas as pessoas, das mais diferentes idades. “RPG aumenta a qualidade na saúde e na vida de uma forma geral. Ele vai tratar os problemas que você tem e ainda prevenir  problemas futuros”, garante.

A profissional alerta ainda para importância de realizar a correção corporal antes de dar início às atividades físicas ou concomitante a elas, para não agravar problemas de saúde ou o paciente se lesionar por falta de uma estrutura corporal pronta para receber a carga de exercícios. “A pessoa já deve ir para a atividade física preparada. Por isso é tão comum as pessoas começarem a fazer atividade física e se machucarem ou desanimarem logo”, sublinha a fisioterapeuta.