“Rosa dos ventos”, livro de Ana Márcia Diógenes, será lançado em junho no Passeio Público

“É um livro-pausa, daqueles que afaga a gente, que faz cócegas nos pensamentos, que dá a mão e caminha junto, num convite de ver aquilo que a rotina da gente engole”. O trecho do prefácio, da escritora mineira Mell Renault, traduz a essência da obra “Rosa dos ventos”, da escritora e jornalista Ana Márcia Diógenes, na simbologia que o chamamento ao lírico da poesia se inscreve.

É este chamamento em movimentos capturados, histórias projetadas e ilustradas, que ela quer compartilhar no sábado, 3 de junho, a partir de 11 horas, no Espaço Cultural Gilmar de Carvalho, Passeio Público (Praça dos Mártires, S/N, Centro de Fortaleza).

Ana Márcia Diógenes destaca que suas produções começaram ainda na adolescência, mas ficaram guardadas na gaveta. Quando tomou a literatura como seu cotidiano, foi redescobrindo versos e prosas que contavam sua trajetória, fazendo releituras e caminhando nos diferentes gêneros.

Segundo a escritora, “escrever um livro de poesia é colocar um espelho dentro da gente, tanto para nos ver, como para entender melhor o que as imagens externas mostram”. A escrita poética, completa Ana Márcia, “requer um cuidado com o detalhe da palavra, da sonoridade, do ritmo, da essência que se lança para o mundo de cada um absorver, do seu jeito. É como colocar roupas para secar ao sol, mas a chuva pode cair. A palavra cai no solo de cada um, e fertiliza de diferentes formas”.

A obra (100 páginas), pela Editora Minimalismos, de SP, vem após uma sequência de produções. Este ano, a escritora lançou um conto longo na linha do realismo mágico, “Reze que meus pés não apontam para você” (Amazon). Em 2022, publicou outro conto longo, “Pérfuro-Matante”, no gênero domestic noir (Amazon) e “Poesias e contos pequetitos” (artesanal). Em 2017, havia lançado a ficção juvenil “De esfulepante a felicitante, uma questão de gentileza” (Ed. Dummar).

Em coletâneas, está em “Escritas no feminino”, de autoras de língua portuguesa de cinco países, “Tantas palavras” (Ed. Sanhauá); “Microcontos” (Ed. Persona) e no e-book Contos de Verão (Ed. Metamorfose), e tem textos publicados nas revistas Contos de Samsara e Cassandra. Integra os coletivos Escreviventes, Mulherio das Letras Ceará e Autoras Assombradas.

Serviço

Lançamento do livro de poesia “Rosa dos ventos”

Quando: Dia 3 de junho de 2023, a partir de 11 horas

Onde – Café Passeio – Espaço Cultural Gilmar de Carvalho (Praça dos Mártires, Centro – Fortaleza)

Preço do livro – R$ 45,00

Redes sociais – @namarcia (Instagram) e anamarcia.diogenes (Facebook)

WhatsApp - (85) 99982 7217

* Acesso livre, sem consumação – Música das 12h30 às 15h30. Couvert começa a ser cobrado a partir das 13 horas: R$ 8,00.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES