O multifacetado artista brasileiro, Ricardo Bacelar lança seu terceiro trabalho solo. O projeto, realizado em julho de 2017, produzido por Cesar Lemos (com discos premiados pela BMI e ASCAP, nos EUA), gravado e mixado em Miami, Estados Unidos, nos lendários estúdios Hit Factory (Criteria) e Rebel 11, ganhou nome de ‘’Sebastiana’’. É um disco instrumental, com quatro faixas cantadas, onde realiza uma releitura latino americana de uma porção do repertório da música brasileira.
“Sebastiana” faz homenagem a Jackson do Pandeiro, artista brasileiro, no ano que completa 35 anos de sua partida, com a inserção de trechos de sua voz em duas faixas. O projeto foi gravado por músicos brasileiros, norte-americanos, cubanos, argentinos, venezuelanos, colombianos e peruanos.
O repertório foi criado a quatro mãos por Ricardo Bacelar e Cesar Lemos. O trabalho conta com cinco músicas inéditas, em um conjunto de quinze gravações. Duas delas, Ricardo compôs com Cesar Lemos (“Suco Verde” e “Sernambetiba”, 1992). O disco apresenta obras de compositores brasileiros: Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Lô Borges, Villa-Lobos, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Ivan Lins e Victor Martins, Flora Purim e Luiz Roberto Bertrami.