PUBLIEDITORIAL – Com o período de alta estação se aproximando, Fortaleza se prepara para receber milhares de visitantes neste final de ano. A expectativa da Secretaria Municipal do Turismo é que pelo menos 700 mil visitantes passem pela cidade nesse período. De acordo com o levantamento realizado pelo Observatório do Turismo, a ocupação hoteleira deve chegar a 95% entre dezembro e janeiro.
Mais uma vez Fortaleza será palco de uma grande festa de Réveillon. No Aterro da Praia de Iracema, são esperadas 1,5 milhão de pessoas na noite da virada e mais 1 milhão durante a programação do dia 30. A expectativa da gestão municipal é que a festa ajude a movimentar R$ 3,6 bilhões em impacto direto na economia de Fortaleza e cerca de R$ 5 bilhões em produção total, considerando efeitos diretos e indiretos. A estimativa representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a realização de uma programação de final de ano deve impactar diretamente os pequenos negócios, que formam a grande maioria das empresas da capital, principalmente nos setores do comércio e serviços.
“Os pequenos negócios que são a base da economia de Fortaleza serão os grandes beneficiados pela vinda destes turistas atraídos pela festa do Réveillon, mas ao contrário do que se pensa, uma festa como essa não beneficia apenas os segmentos econômicos ligados ao turismo, pois ela possibilita que mais dinheiro circule na cidade, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, destacou Cartaxo.
O Sebrae/CE trabalha para promover o turismo no Ceará, capacitar o trade e os micro e pequenos de empreendedores do estado para fomentar a economia local.






















