Desde novembro do ano passado, o restaurante Mucuripe, localizado no Hotel Gran Marquise, passou por uma significativa reformulação em sua cozinha, adotando uma proposta mediterrânea que tem sido um sucesso entre o público. Sob o comando do novo chef Moisés Costa, a experiência gastronômica de alto padrão tem recebido elogios tanto dos hóspedes quanto dos visitantes.
A repaginação da cozinha foi um projeto ambicioso que envolveu a colaboração de renomados chefs Michelin, Roland Villard e David Mansaud, junto com o chef executivo do Gran Marquise, Edilson Araujo. A nova concepção, denominada Ro.Da, abrange desde a comida até a gestão da cozinha, consolidando protocolos de qualidade e treinamento técnico e emocional dos profissionais.
A metodologia Ro.Da, já aplicada em instituições como a Le Cordon Bleu do Rio de Janeiro e o restaurante Haiyo em Curitiba, tem se mostrado eficaz também no Mucuripe, garantindo não apenas a satisfação dos clientes, mas também a eficiência operacional e a rentabilidade da nova proposta.
“Usamos técnicas tradicionais e novas, cozimentos tradicionais e novos. E, hoje, estamos com um cardápio bem robusto. É normal que, durante esse tempo, tenhamos um amadurecimento. Então o cliente que veio há seis meses vai perceber uma melhora constante”, explica o chef Moises Costa, graduado em Gastronomia e pós-graduando em cozinha autoral.

Para além da culinária da Grécia, da Itália e do sul da França, usualmente encontrada em restaurantes com temática mediterrânea, o cardápio do Mucuripe foi cuidadosamente pensado para compor os diversos sabores de todo o Mediterrâneo, trazendo também elementos do sul da África e até do oeste da Ásia. A composição dos pratos também foi formulada para trazer harmonia e o máximo de exatidão, seja utilizando ingredientes locais e fomentando o mercado local, seja importando insumos para tornar a experiência a mais fiel possível.
O cliente é recebido com um cornetto de mousse de salmão com creme de abacate, pó de azeitona preta e salsinha, além de uma soda italiana para limpar o paladar e preparar para a explosão de sabores que vem a seguir. A entrada de maior sucesso entre os clientes é a salada de tomates, com burrata e pão grelhado ao basílico, que utiliza queijo de búfala cearense. Quanto aos pratos principais, os clientes podem escolher, entre outros:
- o ragu de polvo à puttanesca com arroz selvagem – que exige um paladar refinado e/ou uma curiosidade para conhecer sua textura diferente – com tomates, cebola e alho, além de um molho levemente picante;
- o bacalhau à portuguesa, utilizando o lombo do peixe – classificando-o como um verdadeiro bacalhau – com bastante azeite e cebola caramelizada;
- e o salmão à toscana com arroz e pancetta crocante, com um mix de pimentão amarelo, espinafre e molho à base de tomate e creme de leite. O prato traz, ainda uma castanha italiana chamada pinoli, importada, garantindo requinte à composição.
As sobremesas também são um destaque à parte. Alguns exemplos são:
- a marquise de chocolate Dolce Vita. É uma homenagem ao hotel, com entremet de chocolate belga e base de bolo, tradicional e elegante como o empreendimento;
- e o gaspacho de frutas vermelhas com granité de manjericão infusionado, que finaliza a experiência em um ciclo de sabores refrescantes e harmoniosos.
Com seis meses de sucesso, o restaurante Mucuripe se consolida como uma referência em culinária mediterrânea na região, oferecendo uma combinação única de sabores e uma experiência gastronômica que promete continuar encantando seus visitantes. E aperfeiçoando seu cardápio, conforme o público se familiariza com os sabores frescos do Mediterrâneo.
(Fotos: Nicolas Leiva)