Remake do clássico de Cassiano Gabus Mendes, “Elas por Elas” estreia nesta segunda na TV Globo

Centrada na história de sete mulheres, remake de Elas por Elas estreia na TV Globo hoje (25), com a missão de honrar a obra original e renovar enredos para abraçar os novos tempos. Saiba o que vem por aí

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Pensar que uma novela consiga alcançar 50 pontos de audiência nos novos tempos é quase mirar no impossível, ainda mais se o folhetim ocupar a faixa das seis ou sete horas. O cenário é bem diferente de décadas atrás, quando Elas por Elas (1982), por exemplo, conseguia realizar tal feito sem tanto esforço. Agora, uma nova história inspirada no texto original de Cassiano Gabus Mendes será apresentada ao público na tela da TV Globo, a partir de hoje (25), com a estreia do remake desta obra do grande novelista responsável por entregar tramas memoráveis.

Quem assina a adaptação é a dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson (Novo Mundo – 2017, Nos Tempos do Imperador – 2021), com direção artística de Amora Mautner. Na trama, Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) se conheceram em um curso de inglês e tornam-se amigas inseparáveis. Porém, em uma viagem de fim de semana, uma morte misteriosa quebra esse laço e provoca um hiato nessa amizade.

Duas décadas e meia depois, Lara encontra uma foto antiga e tem a ideia de juntar o grupo novamente. O que ela não contava é que o momento do reencontro acabará trazendo grandes revelações e irá desenterrar mágoas guardadas por muito tempo. É então que fica a pergunta: a amizade das sete será capaz de superar o que virá à tona?

“Temos sete protagonistas mulheres entre 40 e 50 anos, diferentes entre si, mas mulheres atuais, mais independentes e atuantes em seus campos profissionais. Essa é uma das grandes mudanças da nova leitura: os perfis das protagonistas e o lugar que essas mulheres ocupam na sociedade”, explica Thereza Falcão.

Um dos grandes responsáveis pelo carisma conquistado pela versão original junto ao público foi o detetive Mário Fofoca, interpretado pelo saudoso Luís Gustavo na versão original. Agora, ele ficará a cargo do ator Lázaro Ramos. Atrapalhado, Mário soluciona casos aos trancos e barrancos. Aqui, após ficar viúva, Lara, personagem de Deborah Secco, contrata Mário para descobrir quem era a amante de seu marido, vivido por Sérgio Guizé. O que os dois nem desconfiam é que a tal mulher misteriosa está bem mais perto do que eles imaginam e trata-se de Taís, uma das amigas inseparáveis da adolescência de Lara.

Um dos principais aspectos da primeira versão é que os grandes dilemas das protagonistas ficavam restritos ao ambiente doméstico, tais como problemáticas com filhos e maridos. Agora, a novela pretende avançar em alguns debates e injetar pílulas de empoderamento feminino. Um dos exemplos é a história de Renée, vivido pela atriz trans Maria Clara Spinelli, que não existia na versão original. Ela aparece agora vivendo um relacionamento feliz com Wagner (César Mello) e cuidando com todo amor do mundo dos enteados Vic (Bia Santana) e Tony (Richard Abelha). Entretanto, ela sofre um revés neste conto de fadas moderno: Wagner desaparece, levando todo o dinheiro da família. Ela então precisará dar a volta por cima para sustentar a família.

O elenco conta ainda com Mateus Solano, Filipe Bragança, Marcos Caruso, Valentina Herszage, Alexandre Borges, Monique Alfradique, Claudia Mauro, Paula Burlamaqui e vários outros.

Uma curiosidade é que a equipe de caracterização encontrou uma maneira de homenagear as atrizes que interpretaram as sete amigas no passado: Eva Wilma, Aracy Balabanian, Ester Góes, Sandra Bréa, Maria Helena Dias, Mila Moreira e Joana Fomm. Elas aparecerão em porta-retratos na decoração das casas das protagonistas atuais, ativando a nostalgia de quem acompanhou a primeira versão. Agora, resta saber se a nova versão conseguirá entregar o mesmo nível de qualidade da versão anterior. Resta acompanhar para ver o desenrolar dessa aventura!

Serviço

Elas por Elas 
Nova novela das seis estreia hoje (25) na TV Globo

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES