Chegando à quinta edição, o Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual leva filmes com exibição gratuita e debates a Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Morada Nova e Sobral
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
A dificuldade no acesso a atrações culturais no Brasil é um problema crônico. A situação fica ainda mais difícil em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. A nível de Ceará, o CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual é uma das iniciativas atuantes para corrigir esta equação, oportunizando o contato com a sétima arte a crianças e estudantes da rede pública de ensino. Alcançado a quinta edição em 2023, a mostra começa neste sábado (12) e vai até 3 de setembro, com a exibição de curtas nacionais e internacionais por Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Morada Nova e Sobral. As sessões são abertas ao público, sendo algumas delas exclusivas para estudantes de escolas públicas.
Segundo levantamento mais recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2020, 54% dos brasileiros nunca foram ao cinema e 26% raramente assistem a filmes na telona. Indo na contramão dessa realidade, o MIAU já exibiu 70 curta-metragem para um público de 40 mil pessoas. Para a nova edição, são esperados cerca de 12 mil espectadores, sendo mais de 50% composto por alunos da rede pública de ensino.
“No Brasil, existe uma Lei que inclui o cinema no currículo escolar; porém, as escolas estão longe de pôr em prática essa legislação. Sem falar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação reconhece o cinema como parte da cultura brasileira e o insere no currículo escolar ao lado de outras linguagens artísticas. No entanto, esta determinação enfrenta muitos desafios, pois a escola e os educadores não estão preparados para tal”, lamenta Osiel Gomes, diretor da mostra. É neste cenário, de acordo com o realizador, que o MIAU busca se aliar às escolas de ensino fundamental, dando a educadores e educandos suporte e subsídios para que o cinema esteja no cotidiano educacional da criança – mesmo que seja com uma ida ao cinema.
Na agenda deste ano estão 19 curtas de realizadores de oito países (Brasil, Canadá, Uruguai, Holanda, Dinamarca, Grécia, Alemanha e China). Serão, ao todo, 60 sessões, das quais 52 se destinam exclusivamente para alunos de escolas públicas e oito para o público em geral. A abertura será às 18h30 do sábado, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza, com a exibição do longa-metragem cearense Pequenos Guerreiros, da cineasta Bárbara Cariry, que estará presente no evento com as atrizes Georgina de Castro e Lara Ferreira para apresentar o enredo do filme. Antes, o público será recepcionado pelo DJ Miau, mascote da mostra.
Além disso, serão realizados debates em escolas, com participação de profissionais do audiovisual. “Aumentamos o número de debates com os alunos para dez, pois temos um retorno muito positivo no que se refere ao letramento audiovisual que o MIAU oferece. Nesses momentos, exploramos questões relacionadas a narrativas, estética, técnica e outros aspectos do ‘fazer cinematográfico’ com as crianças.” “Acreditamos que o cinema proporciona possibilidades mais ricas de leituras sobre si mesmo, os outros e o mundo, pois ver filmes é como abrir portas para mundos distintos do nosso”, defende o diretor do projeto.
Carbono zero
Uma curiosidade é que a mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O projeto está calculando a sua emissão de gases de efeito estufa e a neutralizará com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará. “Além do cinema ser uma ferramenta poderosa para essa mobilização, queremos mostrar na prática que podemos fazer mais. Hoje, somos um evento carbono zero pela terceira edição seguida. Essa sintonia entre arte e sustentabilidade gera impacto social, educacional e ambiental, inspirando as novas gerações de forma positiva”, completa Osiel Gomes.
Serviço
5° Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual
De 12 de agosto a 3 de setembro
Em Fortaleza (12 a 18/08), São Gonçalo do Amarante (14 a 22/08), Morada Nova (21 a 25/08) e Sobral (28/08 a 03/09)
Mais: www.cinemiau.com.br