Nesta terça-feira (18), a cantora Iza se declarou uma pessoa demissexual durante entrevista ao podcast de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme “Quem Pode, Pod”. “[Acho que sou demissexual, porque] demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação”, disse.
Durante sua participação no #QuemPodePod, IZA revelou ser demissexual, termo que caracteriza alguém que só consegue se relacionar sexualmente com pessoas por quem sente afeição ou conexão emocional. pic.twitter.com/tqh3KFXMiq
— IZA Access ? (@izaaccessbr) October 20, 2022
Não são poucos os famosos que se consideram demissexuais. No final de setembro, Giovanna Ewbank, host do podcast da qual Iza fez a declaração, confidenciou que também é uma pessoa demissexual, revelando que só conseguiu se relacionar intimamente com quatro pessoas antes do marido, Bruno Gagliasso. Além de Gioh, Álvaro Xaro se assumiu demissexual durante o podcast. O influenciador contou que só gosta de transar com pessoas que está namorando ou sente algum carinho e conexão.
Participante do BBB 20, Victor Hugo também se considera demi. Em julho de 2020, quando esteve no programa de Luciana Gimenez, ele disse que, além disso, era virgem. O ex-BBB afirmou lidar muito bem com sua sexualidade.
Filha do ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, Michaela Kennedy-Cuomo se assumiu demissexual em 2021. Durante uma live no Instagram, Michaela contou que, por um tempo, chegou a acreditar que era lésbica, até conhecer a demissexualidade e se sentir pertabraçada.
Uma das gamers mais famosas do país, Lady Chokey disse ter se descoberto como demissexual ao perceber que sua atração sexual está “diretamente ligada ao envolvimento emocional”. A atriz Nicole Puzzi, musa da pornochanchada, contou que já recebeu propostas para estrelar filmes adultos, mas recusou por ser incapaz de transar com uma pessoa se não houver “envolvimento emocional”.
Outros famosos não declararam-se bissexuais, mas, segundo os fãs, há indícios de estarem dentro do espectro por falas que coincidem acerca da sexualidade. É o caso da cantora pop Lady Gaga, da atriz Jennifer Lawrence, do cantor de rock Lenny Kravitz, do falecido designer da grife Chanel Karl Lagerfeld e, mais recentemente, da atriz Bruna Marquezine.
O que é demissexualidade
Pessoas demissexuais precisam, em algum grau, ter intimidade emocional para que exista uma relação sexual; elas não se sentem atraídas sexualmente por qualquer um que conhece em uma festa, por exemplo, e precisam, antes, criar algum vínculo de amizade. É um dos espectros da assexualidade, um guarda-chuva de definições que engloba pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual.
Vale ressaltar que pessoas demissexuais podem ser heterossexuais (se atraem por outro gênero), homossexuais (se atraem pelo mesmo gênero) ou bi/pansexuais (se atraem por pessoas, independentemente do gênero). Devido a esta singularidade na forma de se relacionar, a demissexualidade está dentro da sigla LGBTQIA+, sendo representada pela letra “A” de Assexualidade.