A noite deste domingo (26) foi a mais importante da música em 2020. O Grammy aconteceu no Staples Center, em Los Angeles e teve Billie Eilish como a grande vencedora da noite.

Apresentado por Alicia Keys, o evento tava com apresentações musicais de Demi Lovato, Ariana Grande, Usher, Rosalía e outros nomes da música. Além de um tributo especial à Kobe Bryant, falecido mais cedo naquele dia.

Os Recordes de Billie

Billie Eilish quebrou diversos recordes de idade e gênero pelos prêmios recebidos. A artista de 18 anos é a mais jovem a ganhar “Álbum do Ano“, por “when we all fall asleep, where do we go?”. Ela destrona Taylor Swift e sua vitória aos 20 anos, em 2010, por “Fearless”.

O prêmio de “Gravação do Ano“, por “bad guy” também foi para as mãos mais novas. Antes dela, Kimbra e Sam Smith ganharam aos 22 anos, por Somebody That a Used to Know (2012) e Stay With Me (2014), respectivamente.

Ela também se tornou a segunda “Artista Revelação” mais nova, atrás apenas de LeAnn Rimes, que ganhou aos 14 anos em 1996.

E também a segunda mais jovem a levar “Canção do Ano“, por “bad guy”. Antes dela, Lorde ganhou pro “Royals” aos 17 anos.

Com esses prêmios, Billie foi a segunda artista e primeira mulher a conquistar o “Big Four“, apelido dado às quatro categorias gerais e mais importantes: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Antes dela, apenas Christopher Cross conquistou esse feito, em 1981.

O irmão de Billie, o cantor FINNEAS também foi premiado junto à ela nas categorias de canção, gravação e álbum do ano por seu trabalho de composição e produção do disco. Ele também conquistou os prêmios de “Produtor do Ano, Não-Clássico” e “Melhor Engenharia de Álbum, Não-Clássico”.

Mais Premiados

Lizzo, a artista mais indicada da noite, saiu com três troféus de suas oito nomeações. Ela foi a única artista a derrotar Billie Eilish, com a vitória celebrou a vitória de “Melhor Performance Solo de Pop“, por Truth Hurts. Ela também ganhou “Melhor Performance de R&B Tradicional” por Jerome; e “Melhor Álbum Contemporâneo Urabno“, por Cuz I Love You (Deluxe).

O hit “Old Town Road” premiou seus artistas, Lil Nas X e Billy Ray Cyrus, com “Melhor Performance de Pop por Duo/Grupo” e por “Melhor videoclipe”.

Outros Vencedores

A ex-primeira dama norte-americana, Michelle Obama, foi premiada pela versão em áudio de seu livro “Becoming”.

Lady Gaga ganhou mais dois prêmios por seu trabalho no filme “Nasce Uma Estrela”. “I’ll Never Love Again” ganhou por “Melhor Canção Escrita para Mídia Visual” e a trilha do filme conquistou “Melhor Trilha Sonora de Compilação par Mídia Visual”.

Beyoncé ganhou na categoria “Melhor Filme de Música” pela produção “Homecoming” que mostra seu show e os preparativos para as apresentações no festival Coachella de 2018.