Programa Kariri Criativo é lançado em evento no Crato, para fortalecer a cultura e a economia criativa

A Região do Cariri ganhará um novo fôlego cultural e econômico. Visando impulsionar o talento local e promover o desenvolvimento em rede, o Programa Kariri Criativo inicia atividades nesta quinta-feira (7), reunindo grandes convidados locais e nacionais para debater cenários e iniciativas, com participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Os municípios e comunidades do Cariri cearense receberão um novo projeto-piloto voltado à promoção e ao fomento da cultura e da economia criativa: o Programa Kariri Criativo (PKC). Lançada pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste e execução da Quitanda Soluções, a iniciativa tem como objetivo promover empreendimentos culturais e criativos, mapear vocações e incentivar a formação e qualificação de profissionais na região.

0708tr1303_3c
Luísa Cela vai apresentar o Calendário de Ações do Kariri Criativo (Foto: Divulgação)

Com duração prevista de quatro anos, o programa terá calendário de ações divulgado pela secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, nesta quinta-feira, (7), como parte da programação do seminário “Raízes do Amanhã”, realizado no Centro Cultural do Cariri, no Crato. O evento, que segue até sexta-feira (8), também contará com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na cerimônia de abertura, além de reunir importantes nomes responsáveis por pensar políticas culturais para o Nordeste e para o Brasil de modo geral.

Ao Tapis Rouge, Davi Gomes, coordenador do programa, antecipa que, entre as principais ações previstas inicialmente pelo programa, estão a realização de pesquisas sobre o ecossistema da economia criativa da região e o lançamento de uma escola voltada para o setor. “Os nove municípios [do Cariri] vão receber pesquisas sobre ecossistema. (…) a gente está falando de artesãos, designers, profissionais de moda, profissionais do audiovisual e pessoas que trabalham com games. (…) para entender o tamanho desse ecossistema criativo. Além disso, a gente vai lançar uma escola de economia criativa com cursos na área de e-commerce” detalha.

O profissional também destaca que programas de incentivo com bolsas, além do lançamento de um observatório da economia criativa da região, estão no horizonte das melhorias e atividades previstas pelo programa.

Impacto e futuro
Proveniente da Política Nacional de Economia Criativa, também chamada de Brasil Criativo, o projeto se posiciona como um modelo precursor de desenvolvimento territorial sustentável através da cultura e da criatividade da região do Cariri. Davi Gomes acredita que o programa pode servir de parâmetro e inspiração para outras iniciativas Brasil afora.

“Já têm vários projetos inscritos na Lei Rouanet nesta área de outros ecossistemas criativos, como em Minas Gerais, Pará, Santa Catarina e Goiás. No próprio Ceará, a gente tem outras regiões. Então, ele vai servir de modelo para essas outras iniciativas e ações que vão ocorrer em outros lugares. Ele vai ser um piloto. O que funcionar bem lá, certamente vai ser replicado”, pontua.

O coordenador compartilha ainda os resultados que se espera alcançar com o programa na região. Segundo o coordenador, além de impactar diretamente a economia local, também projeta-se uma transformação estrutural voltada à juventude.

Raízes do Amanhã

0708tr1302_5c
Cláudia Leitão é uma das convidadas do evento (Foto: Wesley Sabino)

Ao longo de dois dias, o seminário “Raízes do Amanhã” reunirá representantes de diversos setores da sociedade para debater o fortalecimento da economia criativa na região do Cariri. Na programação estão previstas oficinas, laboratórios e mesas de debates. Ainda durante o evento, será firmado o Pacto Kariri Criativo, uma aliança entre os governos federal e estadual, prefeituras, universidades e a sociedade civil. O objetivo é construir coletivamente políticas públicas que impulsionam a cultura e promovam práticas criativas e sustentáveis na região. A programação também inclui o lançamento de iniciativas estratégicas de alcance nacional.

Além da presença da secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na cerimônia de abertura, o evento trará a participação do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, que apresentará o projeto Rouanet Nordeste – Maior edital desde a criação, em 2023, que contará com investimento de R$ 40 milhões para estimular o crescimento de emprego e renda –, na Mesa Magna. Também estará presente no evento a Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que vai detalhar o programa Nordeste Criativo | Brasil Criativo. Também integram a Mesa Magna, a Andrea Guimarães, Diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa; Deryk Santana, Diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura e da Economia Criativa; Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, Diretor de Desenvolvimento de Territórios Criativos da Secretaria de Economia Criativa; e Odecir Costa, Diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.

Outro ponto alto da agenda, também hoje, a partir das 17h30, será o “Encontro dos Secretários Estaduais de Cultura do Nordeste – Consórcio Nordeste Criativo”. A mediação será feita por Cláudia Leitão, Glauber Piva (Consórcio Nordeste) e Anna Karine Gurgel (Consórcio Nordeste). O encontro contará com a participação da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste, composta por Secretários de Estado e/ou seus representantes.

O seminário continua amanhã, com uma agenda ampliada e a participação de novos convidados de destaque nacional, também no Centro Cultural do Cariri. O objetivo é aprofundar os debates iniciados no primeiro dia e consolidar o compromisso com uma cultura viva, diversa e voltada para o futuro da região que sedia o evento.
Leia mais na página 5

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES