Premiado escritor José Agualusa participa de bate-papo sobre literatura e jornalismo

O premiado jornalista e escritor José Agualusa participa de um encontro virtual nesta quarta-feira (1), onde debaterá “O inteminente diálogo entre o jornalismo e a literatura”. A mediação será feita pela professora da Unifor, Aila Sampaio

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Considerado um dos mais importantes escritores da língua portuguesa da atualidade, o jornalista angolano José Eduardo Agualusa é o próximo convidado do projeto “Lives do Conhecimento”, realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Agualusa conversa com o público na tarde desta quarta-feira (1), através das redes sociais (Instagram e Facebok), YouTube e televisão da instituição de ensino (TV Unifor).

O bate-papo, que acontece às 15 horas, terá a mediação da professora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, Aila Sampaio. Na ocasião, José Eduardo irá abordar o tema “O interminente diálogo entre o jornalismo e a literatura”. Para ter acesso à transmissão e participar do encontro com ele se faz necessária uma pré-inscrição, que pode ser feita no site www.unifor.br.

“É um escritor angolano que difunde a língua portuguesa, por meio da literatura, para diversos países do mundo. É incrivelmente criativo, transitando entre a história e a ficção, o poético e o referencial, a estranheza e a beleza do ser humano, o sonho e a realidade, com um projeto artístico comprometido com os seus próprios valores e os da sociedade em que vive”, destaca Aila, que é Doutora em Cinema e Literatura e também membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Segundo ela, Agualusa faz um “belo” diálogo entre o jornalismo e a literatura “ao ter uma linguagem clara e simples mesmo sendo poética. É um jornalista comprometido com as verdades do seu tempo e que, por amar tanto o que faz, dá a alguns de seus personagens a sua mesma profissão”.

Com obras traduzidas em mais de 30 idiomas e que levantam discussão sobre temas bem debatidos no momento, como racismo e sociedade ególatra, Agualusa foi já foi agraciado com o Prêmio Literário Internacional (Irlanda) por “Teoria Geral do Esquecimento”. Ele é autor de romances, novelas, peças de teatro, contos e livros infantis. Sua mais recente obra é a fábula política “A sociedade dos sonhadores involuntários”, de 2017, onde desafia e questiona a natureza da realidade.

“Os bons livros são aqueles que nos inquietam. A literatura tem várias virtudes. No fundo, tem a ver com a aproximação ao outro e a possibilidade de abrir janelas sobre mundos diferentes. O que a literatura faz é aproximar as pessoas”, diz ele, para quem a literatura é debate.

José Eduardo Agualusa nasceu em Angola, país africano. Logo cedo, mudou-se para Portugal, onde estudou Agronomia e Silvicultura. Entrou para o universo do jornalismo, onde colaborou com o jornal O Globo, o periódico português Público, assim como o portal Rede Angola.

MAIS

O projeto “Lives do Conhecimento” objetiva realizar a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza (Unifor), reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Também contribui para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais.

Serviço

Projeto “Lives do Conhecimento” – conversa com o escritor e jornalista José Eduardo Agualusa

Quando: Nesta quarta-feira (01)

Hora: 15 horas

Onde: Mídias sociais da Unifor (Instagram e Facebook) e pela TV Unifor (canal 181 da NET)

Data: 1º de julho (quarta-feira)

Horário: 15h

Inscrições: Site da unifor (www.unifor.br)

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES