A Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou na noite desta quinta-feira (24) a denominação “Circuito Preta Gil” para o tradicional trajeto dos megablocos no Centro da cidade. As primeiras placas foram instaladas na Avenida Presidente Antônio Carlos, marcando para o percurso onde a artista desfilou por mais de duas décadas e se tornou um dos maiores símbolos do carnaval de rua carioca.
@douglasvianarjE acaba de nascer o circuito de blocos Preta Gil.
O decreto publicado na terça-feira (22) pelo prefeito Eduardo Paes reconhece a importância fundamental de Preta Gil na revitalização do carnaval central. “Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, destacou o documento oficial. “O Bloco da Preta, fundado em 2009, é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do centro do Rio de Janeiro”. O circuito começa na Rua Primeiro de Março e segue pela Presidente Antônio Carlos até a Rua Araújo Porto Alegre.
A iniciativa chega menos de uma semana após o falecimento da artista nos Estados Unidos, no último domingo (20), vítima de complicações de um câncer no intestino.