A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), participa do Encontro Global de Bancos Solidários de Desenvolvimento (Solidários 2018), realizado na Fábrica de Eventos do Hotel Praia Centro, entre os dias 4 e 6 de setembro. Na ocasião, os órgãos Municipais apresentarão, em um dos estandes, as ações desenvolvidas dentro do Programa Fortaleza Competitiva.
O objetivo do Encontro Solidários 2018 é trocar experiências e aprendizados entre os vários modelos de Bancos Comunitários de Desenvolvimento e tecnologias sociais desenvolvidas por vários países para gerar desenvolvimento econômico com inclusão social em territórios de baixa renda. A expectativa é reunir um público de 5 mil pessoas nos três dias. Segundo a organização do evento, são esperados gestores públicos, acadêmicos, movimentos sociais, empreendedores sociais, instituições financeiras e representantes dos Bancos Comunitários do Brasil.
Na quarta-feira (05/09), das 9h às 12h, a SDE exinbirá o Projeto Meu Carrinho Empreendedor. O Projeto, que faz parte do Programa Fortaleza Competitiva, proporciona aos pipoqueiros de Cidade a oportunidade de capacitação em gestão de negócios e desenvolvimento do perfil empreendedor, bem como suporte técnico para a formalização do negócio.
Das 13h às 17h, a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), inserida no Programa Fortaleza Competitiva, apresentará o WIFor, programa que permite o acesso gratuito a internet nos espaços públicos. A capital cearense disponibiliza 67 pontos de acessos espalhados por 26 localidades entre praças, terminais, mercados, Cucas e Areninhas. A expansão dos pontos de acesso prevê que 50 novas praças e logradouros públicos recebam o serviço ainda neste ano, chegando a um total de 200 locais até 2020.
Já na quinta-feira (06/09), das 9h às 13h, a SDE participará do encerramento do evento, no estande será apresentado o Projeto Mulher Empreendedora, que visa estimular o empreendedorismo feminino, possibilitando acesso ao microcrédito orientado, além de capacitações e consultorias gerenciais. Em sua primeira edição, a ação beneficiará 87 negócios de grupos com dois ou três empreendedoras de Fortaleza. O Projeto investirá mais de R$ 1,2 milhão, sendo até R$ 15 mil por empreendimento.
Programa Fortaleza Competitiva
O Programa Fortaleza Competitiva é uma iniciativa que engloba um pacote de medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para novos negócios, na Capital, viabilizando mecanismos para o surgimento e crescimento de empresas em áreas estratégicas do Município, gerando emprego, renda e desenvolvimento.