A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará chega aos últimos dias de programação envolvendo o livro e a leitura, em formatos virtual e presencial. Entre os destaques finais, estão a atividade de Leituras Públicas na praça do Ferreira e a palestra da escritora Ana Miranda, além de oficinas, palestras, mesas de debates e leituras públicas.
“Procuramos criar uma programação que contemplasse a pluralidade de interesses por meio de múltiplas vozes e temáticas. Penso que conseguimos, pois mesmo com a transferência de parte da programação para a modalidade virtual, a pré-Bienal mobilizou a participação de leitores do Ceará e de outros estados”, comemora Goreth Albuquerque, coordenadora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Trazendo a praça como um espaço de memória e a centralidade das discussões literárias na cidade, ocorre na quinta-feira, dia 24, às 12h30, na Praça do Ferreira, a atividade “Leituras públicas”, com Goreth Albuquerque, coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará; Talles Azigon, curador da Pré-Bienal e escritor; e Susy Almeida, escritora. A atividade consiste no compartilhamento de textos preferidos entre os três leitores, apaixonados por literatura, com o público.
Entre os destaques da Pré-Bienal em março, está a roda de conversa “Ana Miranda: a voz dos cronistas”, com a romancista, poeta e atriz, Ana Miranda, no dia 26, às 9h30, na Bece. A escritora tem uma extensa obra autoral e é vencedora do Prêmio Jabuti, mais tradicional prêmio literário do Brasil com a obra “Boca do Inferno” (1989). As inscrições são via Sympla.
Já no dia 27, às 16 horas, será realizada a roda de conversa “Dramaturgia comentada: as escritas revolucionárias”, com o convidado Lucas Madi, artista cênico, realizador audiovisual e produtor cultural, e mediação de Pedro Domingues. A atividade será realizada no Foyer do Theatro José de Alencar e as inscrições também serão via Sympla.
Com direção cênica de Andréia Pires e direção musical de Claudio Mendes, a Pré-Bienal do Livro será encerrada com a exibição do espetáculo “Mundo Suspenso” no Cineteatro São Luiz, no dia 30, às 19 horas, e com o lançamento do vídeo “Nas Dobras do Tempo: As Vozes e Saberes dos Povos para o Dia Nascer em Paz”, no dia 31, às 18 horas, também no Cineteatro São Luiz, parceiro da pré-Bienal.
Serviço
Pré – Bienal Internacional do Livro do Ceará
Encerramento no Cineteatro São Luiz
Quinta-feira (31) às 18h