slot deposit 5000

Kingdomtoto

Nuri77

Nuri77

Merpati77

Toto slot

Slot qris 5000

Slot deposit 5000

Kembangtoto

Situs slot resmi

Slot deposit 5000

Slot deposit 5000

Situs toto 4d

Kingdomtoto

Kembangtoto

Pinacoteca do Ceará recebe instalação sonora do artista francês Felix Blume e exibe cinebiografia sobre Claudia Andujar | Tapis Rouge

Pinacoteca do Ceará recebe instalação sonora do artista francês Felix Blume e exibe cinebiografia sobre Claudia Andujar

O museu também traz atividades infantis na programação semanal, além de novo método no Yoga ao pôr do sol

A Pinacoteca do Ceará recebe uma nova instalação do artista francês Félix Blume que convida o público a participar de uma imersão sonora com as abelhas a partir desta quarta (13). O museu ainda destaca, na programação semanal, a exibição da cinebiografia sobre a fotógrafa e artista Claudia Andujar, as atividades infantis e o Yoga ao pôr do sol, que nesta semana traz a prática da Hatha Yoga. Todas as atividades são gratuitas no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Apresentada pela primeira vez no Brasil, a instalação sonora Enxame conta com 250 alto-falantes que reproduzem o som de uma abelha. Com aparatos suspensos que lembram um enxame, a obra convida o público a diferentes experiências de escuta em uma imersão sonora com as abelhas. A instalação fica aberta à visitação no hall da Pinacoteca do Ceará até o dia 1º de dezembro e será exposta simultaneamente no Brasil, no México e na Espanha.

Artista sonoro e engenheiro de som, Felix Blume cria peças e instalações sonoras colaborativas, explorando o espaço público e sons naturais e urbanos para estimular uma escuta ampliada. Suas obras já foram apresentadas em museus e festivais internacionais, com prêmios no Phonurgia Nova e em festivais de cinema como L’Alternativa e Côté Court. Na Pinacoteca do Ceará, a instalação Enxame tem o apoio do Instituto Francês, da Embaixada da França no Brasil e do Ciclo3.

Exibição de documentário e yoga

A programação semanal da Pinacoteca do Ceará oferece atividades diversas, para públicos de várias idades. Um destaque é a exibição do documentário “A Senhora das Flechas”, uma cinebiografia produzida pela diretora suíça Heidi Specogna sobre a fotógrafa e artista Claudia Andujar, que desbravou o Brasil da floresta amazônica e das grandes cidades usando uma câmera fotográfica para se comunicar. No percurso, Andujar criou novas linguagens com imagens e registrou momentos relevantes da história do Brasil. O filme será exibido domingo (17), às 11h, no Auditório da Pinacoteca do Ceará. A atividade integra a programação associada à exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, que segue em cartaz no equipamento até dezembro.

Na quarta-feira (13), às 17h30, o Yoga ao pôr do sol traz uma nova prática. A Hatha Yoga será conduzida por Gleici Barbosa.  São 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada, com os materiais do museu. Mas, caso os visitantes queiram trazer seus tapetes para participar da prática, haverá espaço para acomodá-los com conforto.

Visitas mediadas

Na quinta-feira (14), às 16h, o museu realiza a “Visita Temática: Cintilações da Dança Onírica”, na exposição “Claudia Andujar. Minha Vida em Dois Mundos”. Após visitar a mostra, o público é convidado a deitar ou sentar sobre travesseiros, ouvir o som e tentar se perceber no espaço enquanto estado de sono. A vivência é inspirada na forma como o sonho é concebido pelo povo yanomami, cuja história e cultura foram amplamente documentadas pela fotógrafa. A classificação indicativa é de 12 anos.

Na sexta (15) e no sábado (16), a partir das 15h, o público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do museu.

No sábado (16), às 16h,  a arte educadora Janaína Bento conduz a “Visita Temática: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira”, estimulando os visitantes a pensarem o corpo com e nas obras de arte. A atividade, que integra a programação do 2º Festival Afrocearensidades, passará por obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que também suscitam questões sobre o corpo, suas apresentações, representações e modos de dizibilidade que possam produzir afetações e reflexões naqueles que experienciam o percurso.

Programação Infantil no museu

No domingo (17), o programa Ateliê Criança Cria traz o tema “Tateando o Escuro”, convidando crianças a partir de 4 anos de idade para realizar uma prática de desenhos coloridos sobre papel preto, se relacionando com os trabalhos do artista Antonio Bandeira e proporcionando às crianças uma forma de lidar com o escuro, para além do receio e do medo. A atividade acontece em duas edições, às 10h e às 15h, e oferece 15 vagas para crianças acompanhadas.

SOBRE O FESTIVAL AFROCEARENSIDADES

O Governo do Ceará lança o 2º Festival AfroCearensidades em celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar. Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado.

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 13 a 17 de novembro

> Quarta-feira, 13.11

17h30 às 18h30

Yoga ao pôr do sol

Método Hatha Yoga, com Gleici Barbosa

Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada

 

> Quinta-feira, 14.11

16h às 17h

Visita Temática: Cintilações da Dança Onírica

Com Liza Maria

Onde: exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”

Classificação indicativa: 12 anos

Acessível em Libras

 

> Sexta-feira, 15.11

15h às 16h

Visitas mediadas
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

20 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada

> Sábado, 16.11

15h às 16h

Visitas mediadas
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

20 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada

 

> Sábado, 16.11

16h às 17h

Visita Temática: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira
Com Janaína Bento

Onde: exposição “Amar se Aprende Amando”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Domingo, 17.11

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria: Tateando o Escuro

Com Gi Monteiro
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Para crianças a partir de 4 anos

Acessível em Libras

15 vagas por ordem de chegada, para crianças acompanhadas

 

> Domingo, 17.11

11h às 12h30

Exibição do documentário “A Senhora das Flechas”

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: 12 anos

100 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada

 

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

 

Em cartaz:

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:

“Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Instalação Enxame [essaim] – Felix Blume – até 1º de dezembro

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES