Pequenos cuidados ajudam a evitar dores na coluna durante o home office

A atenção para a postura do corpo tem que estar presente o tempo todo na hora de trabalhar em casa. Utilizar a cadeira correta, movimentar-se regularmente e ajustar a altura da tela do computador são algumas dicas

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Com as regras mais rígidas de isolamento social, o home office se tronou, cada vez mais, parte do cotidiano de muitos profissionais liberais. A falta de postura na hora da realização do trabalho, assim como o não posicionamento correto do corpo na hora de executar as atividades laborais de casa têm causado muito incômodo e provocado dores localizadas em muitas pessoas, principalmente na coluna.

Por conta da escoliose, a advogada Tereza Emília disse que, desde, muito cedo, sente dores nas costas. Com o passar dos anos e com o corre-corre do dia-a-dia, suas dores lombares tem aparecido vez ou outra, já que ela permanece muito tempo sentada por conta do trabalho em casa. “Com o isolamento, permanecer muito tempo sentada na frente do notebook virou rotina diária. Para minimizar os impactos nas costas, tenho uma cadeira apropriada, elevada e com apoio na base, para melhorar o conforto no momento de trabalhar”, explica ela.

Tereza conta que tem procurado fazer alongamentos no período da noite. “Isso já depois de realizados os trabalhos, e por uns 20 a 30 minutos procuro fazer movimentos leves e adequados para a coluna. Ao longo do dia procuro levantar algumas vezes, dou uma volta pela casa, bebo bastante água, e volto a trabalhar. Infelizmente não consigo impedir que a dor apareça em alguns momentos, mas são geralmente suportáveis (risos) e não incomodam tanto. Eu evito ingerir analgésicos, mas os uso em caso de uma dor mais acentuada e persistente”.

O ortopedista Emílio Lima Verde, que também é traumatologista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE), aponta que, com a pandemia e a intensificação das medidas mais restritivas adotadas pelo governo estadual, o home office tem se intensificado. “Ele faz você ser obrigado a novas formas de trabalhar em casa e, muitas vezes no nosso lar, nós não temos estrutura como no ambiente de trabalho para proporcionar a melhor postura possível e realizar os trabalhos”.

Segundo ele, que é especialista em coluna, os cuidados com a postura do corpo têm que estar presentes o tempo todo. “Não só a cadeira, a altura da mesa, mas também com o nosso relaxamento que a gente adquire por estar em casa. Então na hora que vamos nos preparar para trabalhar no home office, onde a maioria das vezes é com notebook ou laptop, precisamos adequar, por exemplo, a cadeira que vamos utilizar”, explica.

De acordo com ele, a cadeira ideal é aquela que tem um apoio lombar. “Uma das orientações é que, ao sentar numa cadeira comum que temos em casa, a gente pode colocar uma almofada (não tão grande) que apoie a parte inferior da coluna para que se consiga ter esse apoio e se manter na posição mais ereta. Quando você senta muito tempo em uma posição que não tem apoio, você sobrecarrega muito a coluna e, com o passar do tempo, você vai desencadeando dores e algumas alterações degenerativas”.

Emílio destaca que outro ponto importante para se ficar ligado, é a altura da tela do computador. “O Ideal é que a tela do computador esteja na altura do seu olho para que você não fique olhando tanto para baixo”. Ele orienta que não devemos ficar mesma posição por mais de meia hora. “A cada 30 minutos dar uma levantada, nem que seja por 2 ou 3 minutos. Vai tomar uma água, porque isso muda a posição e tira a sobrecarga da coluna, do ombro”.

O médico alerta que no dia-a-dia temos que ter os cuidados posturais, não só durante o trabalho, mas também durante as atividades cotidianas de casa. “Na hora de pegar as coisas, abaixar, dobrar joelho e quadril e nunca utilizar as costas somente para pegar nada no chão, porque isso pode levar a uma piora do quadro”.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES