Pequenos cuidados ajudam a manter a saúde ocular em dia e evitar problemas

A falta de diagnóstico precoce é uma das barreiras para o tratamento de doenças oculares. Alguns cuidados simples podem ser tomados para evitar maiores problemas

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

“Tomar os cuidados necessários com a visão deve ser um hábito observado desde muito cedo, mas isso não ocorre na prática. A realização de exames preventivos é de fundamental importância, uma vez que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais”, explica o oftalmologista Giuliano Veras, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Ele alerta sobre o problema e lembra que nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Controle de exposição a telas de equipamentos eletrônicos, uso de colírio somente com indicação médica e consultas periódicas com especialistas são alguns desses cuidados que devemos ter. Em tempos de pandemia, onde a tendência é o excesso de uso de equipamentos e, consequentemente, sobrecarga da visão, muitas pessoas podem passar a ter miopia – dificuldade em enxergar de longe.

De acordo com Giuliano Veras, “fomos forçados a uma adaptação na forma de trabalhar, estudar e nos mantermos informados. Os cuidados que devem ser seguidos são focar em ambientes mais distantes; a cada 20 minutos fazer um intervalo de, no mínimo, 20 segundos; manter um distanciamento da tela; adaptar contrastes e se preocupar com a luminosidade do ambiente. Já a lubrificação dos olhos com colírios deve ocorrer somente sob prescrição médica”.

O oftalmologista alerta para quem sofre com a diabetes O problema pode levar à cegueira, caso não tratada de forma regular. Segundo ele, todo paciente diagnosticado com a doença deve se preocupar com o mapeamento de retina. “Isso porque a retinopatia diabética ocorre pela perda de função dos pequenos vasos sanguíneos. Sendo assim, não conseguem mais levar o sangue com oxigênio e nutrientes para as células, resultando na cegueira”, explica, acrescentando que o bom controle do açúcar no sangue ajuda a proteger a visão.

MAIS

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a visão apontam que mais de 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual no mundo. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema com a visão. Desse número, 582 mil pessoas são cegas e seis milhões possuem baixa visão.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES