Papa Francisco está bem, mas deve ficar sete dias internado

O vaticano informou, nesta segunda-feira (5), que o papa Francisco, 84, se recuera bem após passar por procedimento cirúrgico para remover parte do seu cólon. Segundo o anúncio, ele está alerta, respirando sem assistência de aparelhos e em boas condições gerais. O pontíficie, no entanto, deve ficar internado pelos próximos sete dias para se recuperar totalmente.

De acordo com o porta-voz Matteo Bruni, a cirurgia a que Francisco foi submetido -uma hemicolectomia esquerda, procedimento em que parte do cólon é removida- durou três horas e foi conduzida por dez profissionais do hospital Gemelli, em Roma.

A cirurgia teve a finalidade de tratar um quadro de estenose diverticular, doença em que se formam “bolsas” na camada muscular do cólon, tornando-a mais estreita. Além de causar dor, o problema pode provocar distensão abdominal, inflamações e dificuldades para evacuar. Esta foi a primeira vez que o papa Francisco precisou ser internado desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em 2013.

A agenda do papa foi suspensa durante o mês de julho, porém, está previsto que ele participe, no próximo domingo (11), da tradicional oração do Ângelus, quando deverá aparecer na varanda do palácio apostólico.

Neste domingo, Francisco celebrou a tradicional oração dominical do Ângelus na janela da residência Santa Marta para os fiéis reunidos sob um sol forte na Praça de São Pedro. Ele parecia em boa forma e animado para anunciar uma visita oficial à Eslováquia de 12 a 15 de setembro, sua segunda viagem ao exterior em 2021, depois do Iraque, em março.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES