Obras de Sérgio Rodrigues e Leonilson são destaque em showroom e exposições na Desconexo e Unifor

Dois grandes nomes da arte e do design brasileiros ganham destaque com a abertura do showroom da Sergio Rodrigues Atelier e exposição de Leonilson na Desconexo Design. O artista cearense também é tema de mostra em realidade aumentada na Unifor

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Um espaço multissensorial que visa promover obras de um dos maiores designers do modernismo brasileiro, além de valorizar a originalidade e a força poética de um dos grandes nomes da arte cearense e nacional. Nesta quarta-feira (13), a Desconexo Design abre o showroom da Sérgio Rodrigues Atelier e expõe obras do artista plástico Leonilson.
Apesar de estarem em gerações diferentes, o encontro simbólico dos dois artistas representa a atemporalidade de seus acervos. Para o CEO da Desconexo, Pablo Guterres, eles “foram precursores das suas gerações, ícones transgressores naquilo que criavam. Então eles foram referência para a sua época e para a posteridade”.

A exposição das obras de Leonilson conta com peças selecionadas das décadas de 1970 e 1980, com montagem de Ramiro Mendes e curadoria de Dodora Guimarães e do próprio Pablo. “A arte de Leonilson saiu do Ceará e se projetou pelo mundo como um dos grandes artistas de seu tempo”.

Já Sérgio Rodrigues (1927 – 2014) é conhecido no exterior como o criador do móvel genuinamente brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, o arquiteto acreditava que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem e proporcionar o conforto adequado ao clima e à necessidade de cada espaço arquitetônico e recursos disponíveis, numa época em que se valorizava o móvel estritamente funcional e o design internacional.

Durante 60 anos de carreira, criou cerca de 1.200 modelos que equiparam palácios, repartições governamentais, representações diplomáticas, hotéis, teatros, empresas e residências.

Realidade aumentada

WhatsApp Image 2023 09 12 At 15.57.42
Leonilson – Ampla Visão

Leonilson (1957-1993) também é tema da mostra Territórios em Travessia – Recorte Virtual, primeira individual do artista realizada em ambiente virtual. A exposição ocorre na Universidade de Fortaleza (Unifor) em parceria com o Projeto Leonilson, responsável pela curadoria. Está aberta à visitação de terça a sexta-feira, de 9h às 19h, e aos sábados e domingos de 12h às 18h, no Núcleo Diálogo do Espaço Cultural Unifor.

O ambiente virtual é acessado por meio de óculos de realidade virtual, desenvolvido pelo laboratório VORTEX da Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor. “Essa abordagem ressalta a contemporaneidade da obra de Leonilson ao aliar arte e tecnologia em uma experiência imersiva e enriquecedora”, detalha a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

Leonilson: Territórios em Travessia é composta de quatro núcleos, contemplando os muitos movimentos de uma obra marcadamente autobiográfica e plural. Segundo a curadora da exposição, a ideia é mostrar a pluralidade de seus mais de 3 mil trabalhos. “A exposição começa com as primeiras obras dele, de figurino. Depois temos desenhos e pinturas de mapas que são pouco mostrados. São mapas não geográficos, mas do corpo, com seus órgãos. Em seguida, há ilustrações que ele fez, durante três anos para a Folha de S.Paulo. E a parte final é formada pelos bordados, ele que fazia quando já estava muito debilitado pela doença”, explica.

Entre as obras expostas, está Instalação Sobre Duas Figuras (1993), última criação do artista, que não chegou a vê-la montada. São contempladas ainda experiências com vestuário, os famosos bordados, os mapas do corpo e uma série de desenhos, dos últimos anos de Leonilson.

“Uma característica importante da obra do Leonilson é a sua poética, que fala muito da própria existência, dos conflitos e das dúvidas. Essa qualidade de sentimento gera um diálogo que atrai bastante o público, que reflete sobre si a partir das obras do artista”, explica Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor.

Serviço

Showroom Sérgio Rodrigues Atelier e exposição de Leonilson


Local: Desconexo Design. Rua Joaquim Nabuco, 701A – Meireles
Data: Quarta-feira (13)
Informações: Instagram @desconexodesign e WhatsApp (85) 99987-0386
Leonilson: Territórios em Travessia – Recorte Virtual
Visitação gratuita: De terça a sexta-feira, de 9h às 19h; e sábados e domingos, de 12h às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogo. Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz
Informações: (85) 3477.3319

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES