Obras de artistas estampam máscaras que terão renda revertida para profissionais em dificuldades

Artistas visuais brasileiros e portuguesas doaram trabalhos que serão impressos em máscaras de proteção facial contra a covid-19. O arrecadado será destinado a profissionais da área em dificuldade

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Um grupo de artistas visuais voluntários do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Portugal entrou no clima de solidariedade nesse período de pandemia e criou o projeto Proteja Vidas, Preserve Arte. A ideia da ação solidária é angariar recursos que serão destinados, em um primeiro momento, a 20 artistas visuais cearenses que estão em processo de vulnerabilidade social.

Para a realização do projeto, os artistas doaram imagens dos seus trabalhos, que serão impressas em máscaras de proteção facial e doadas como retribuição a quem contribuir com a ação. Além dos 20 artistas beneficiados, a campanha também se propõe a reservar uma cota que será revertida para uma organização civil de ações sócio-culturais no Ceará, ligada ao universo da diversidade de gênero.

A pesquisadora Jacqueline Medeiros, uma das organizadoras do projeto, destaca a informalidade vivida pelos profissionais no atual período de reclusão social. “Neste momento de estagnação da atividade artística de forma presencial, e considerando o grau elevado de informalidade dos trabalhadores das artes – particularmente no estado do Ceará -, é que buscamos amenizar os impactos socioeconômicos das restrições estabelecidas pela pandemia da covid-19”, explica.

“Sabemos que alguns editais emergenciais importantes foram realizados, no entanto, são incapazes de darem conta de um universo tão grande”, complementa Jacqueline, que também é curadora de artes visuais.

De acordo com o projeto, os artistas beneficiados pela ação solidária foram selecionados através da indicação de artistas locais da região do Cariri, do norte do Estado e da capital cearense. “Um dos quesitos para a seleção é que os beneficiados não tenham sido contemplados pelos editais lançados a nível estadual ou nacional. Eles receberão o valor líquido arrecadado de forma igualitária”, explica ela.

Os cearenses Rian Fontenele, Anderson Morais, Zenon Barreto, Diego dos Santos, Aline Albuquerque, Jonas Sampaio e Júnior Pimenta estão entre os artistas que já doaram suas imagens para a impressão. Além deles, Efraim Almeida (CE/RJ), Elvis Almeida (RJ), Erika Verzutti (SP), Laura Villarosa (Itália /RJ), Leda Catunda (SP), James Kudo (SP), Fernanda Lucena (RJ), Rute Rosas (Porto-Portugal) e o grupo Wà Coletivo (Cleo do Vale, Rose Severo, Shayna Moura, Élida Gomes).

MAIS

Os dados sobre o Projeto podem ser conferidos no site https://bit.ly/2Yh9koH. Ao clicar em “doe agora”, os interessados são direcionados às opções de valores a contribuir e às respectivas recompensas.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES