A Capital é conhecida como uma das cidades mais bonitas do Brasil. O sucesso dos rooftops, espaços que unem gastronomia e boa música no topo de edifícios, possibilitam apreciar o melhor da diversão com uma vista de tirar o fôlego
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com
Rooftop Gran Marquise
Inaugurado em dezembro do ano passado como parte de um processo de reestruturação do hotel, o Rooftop Gran Marquise proporciona aos hóspedes e visitantes uma visão privilegiada da avenida Beira Mar, especialmente as velas da Praia do Mucuripe. O espaço foi inspirado nos rooftops de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas com foco em oferecer aos visitantes a qualidade Gran Marquise já conhecida pelos hóspedes.
Diferente dos restaurantes do hotel, Mucuripe e Mangostin, o Rooftop tem como público-alvo grupos de amigos que buscam se divertir e partilhar o melhor da gastronomia. Por isso, a gastronomia é centrada em petiscos, sanduíches e saladas, com alguns pratos mais elaborados. Destaques para o Camarão Formaggio empanado com goiabada picante, o Sanduíche de Pão Brioche com Guacamole de Camarão e o Crudo de Atum com salada verde e molho ponzo.
Quanto aos drinks, destaque para o Bloody Mary, à base de suco de tomate, limão, vodca e tabasco, e o White Lady, com limão, triple sec e gin. Sem falar, é claro, das apostas mais tradicionais: Caipirinha de cachaça e Dry Martini. Dois novos drinks devem entrar na carta no próximo mês.
De segunda a quarta, o espaço toca música ambiente, mas de quinta a sábado, tem happy hour com 50% de desconto das 15h às 19h30, com DJ da casa. Aos domingos, é dia de roda de samba das 15h às 20h. Mais informações pelo Instagram @granmarquise.
Vistta
O Vistta Rooftop, localizado na avenida Santos Dumont, é ideal para quem foca em uma programação diversa. Com um vasto espaço interno e externo, é possível aproveitar o ambiente mesmo em dias de chuva sem perder de vista o panorama da cidade. Há uma gama de possibilidades de experiências que só dependem da criatividade do cliente para estar lá: jantar de negócios, tarde com amigos, encontro romântico ou mesmo coworking. O espaço possui DJs tocando todos os dias na área externa, mas o pôr-do-sol é o diferencial por ser embalado por saxofone, violino e até guitarra.

O cardápio é variado, indo de petiscos a experiências mais complexas da gastronomia asiática. Tudo, é claro, ressaltando o frescor da paisagem. Destaque para a Pipoca de Camarão ao molho gochujang, levemente picante, a tradicional Trilogia de Niguiris, o Polvo Kinoko — ao forno a carvão com cogumelos de guaramiranga ao tarê, batatas defumadas, maionese kewpie e salada de brotos — e, como sobremesa, o bolo 3 Leches, com doce de leite, merengue tostado e sorvete de três leites.
A carta de drinks possui opções alcoólicas e não alcoólicas, mas vale a pena citar o Mezzo a Mezzo, com vodca grey goose, yuzu, triple sec, cerveja blue moon e laranja, o Vistta Negroni, uma variação do drink tradicional, mas com vermute de siriguela e twist de laranja, e o Rooftop, com vodca, Drambuie, suco de abacaxi, caramelo salgado e sumo de limão.
O Vistta fica aberto das 16h à meia-noite de terça a quinta, das 12h à meia-noite nas sextas e sábados e das 12h às 20h aos domingos. Mais informações pelo Instagram @visttarooftop.
Obay Restaurante
No Hotel Praiano, pertinho do Náutico Atlético Cearense, outra opção para curtir a paisagem da capital cearense é o Obay Restaurante, administrado pelo chef Léo Gonçalves. O nome vem do tupi guarani: “obai” significa “em frente” e o “Y” remete à água. E aqui percebemos a busca do restaurante em resgatar as origens do Ceará, perceptíveis na decoração do espaço — desde ornamentos até talheres.

Um grande diferencial do Obay é a possibilidade de aproveitar a vista da avenida Beira Mar durante o almoço. A trilha sonora do espaço é embalada pelas emoções que o sol de Fortaleza proporciona: agito durante o dia e intimismo durante a noite. Mas em breve o espaço deve abrir um sunset, com uma gama de atrações e modelos musicais.
No Obay, o foco é na riqueza da gastronomia cearense. Os mais pedidos são o Passeio no Mangue, entrada que leva casquinha de caranguejo, o ravioli de capote Não me Deixes como prato principal e a sobremesa Tarta de Queijo Coalho com Goiabada.
Para o almoço, o espaço funciona de terça a domingo, das 12h às 15h. No jantar, de terça a sábado, das 19h às 22h30. Mais informações pelo Instagram @obay.rest.