A série de comédia, típica das produções de Halder Gomes, traz o personagem real Lampião, que terá papel essencial na história do viajante do futuro Virguley (Edmilson Filho)
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Lampião que se cuide! Depois do sucesso de ‘Bem-Vinda a Quixeramobim’ (2022), longa mais vendido na Apple Store na última semana, o comediante Edmilson Filho volta à Netflix com uma nova produção. O Cangaceiro do Futuro é uma série de comédia que retorna à época do cangaço em uma aventura cheia de expressões e costumes nordestinos. A obra tem criação e direção de Halder Gomes, conhecido pela franquia ‘Cine Holliúdy’. A primeira temporada será lançada neste domingo (25), com sete episódios.
O filme conta a história do retirante Virguley (Edmilson Filho), um “cabra frouxo e sem moral”, que mora em São Paulo, mas decide voltar rico para o Nordeste. Para ganhar um dinheirinho extra, ele se aproveita da semelhança com Lampião, rei do sertão, para fazer shows em praças públicas da capital paulista.
Porém, tudo muda quando ele leva um tapa incrivelmente forte “no pé do ouvido” e viaja no tempo para o ano de 1927, época do cangaço. A partir daí, é confundido pela população local como o verdadeiro Lampião e decide tirar proveito da situação até se apaixona por Mariá (Chandelly Braz) e conquista poder na cidade. Mas, a fase de glória começa a declinar quando aparece em seu caminho o verdadeiro Lampião, provocando uma grande reviravolta na história.
O elenco conta também com o influencer Max Petterson (Bem-Vinda a Quixeramobim), a comediante Valéria Vitoriano, conhecida como Rossicléa (Cabras da Peste), Frank Menezes (Quincas Berro D’Agua), Evaldo Macarrão (Zorra), Haroldo Guimarães (O Shaolin do Sertão), Solange Teixeira (Desjuntados) e Carri Costa (Cabeça de Nego). As filmagens aconteceram em Quixadá e em São Paulo.
Embora o tema da viagem do tempo seja comum a diversos filmes de comédia, a roupagem de ‘O Cangaceiro do Futuro’ promete encantar o espectador, trazendo à luz na Netflix um personagem comum nos documentários, mas pouco referenciado na ficção: Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, figura emblemática da história do Nordeste por, ao mesmo tempo, inspirar e amedrontar.
Cinema nacional no streaming
O longa é mais uma das produções nacionais que chegam à Netflix em 2022. A série está entre os conteúdos locais inéditos e produzidos com exclusividade para o de streaming – de séries ficcionais e documentais a filmes e reality shows.
O projeto é produzido pela GLAZ Entretenimento, responsável por De Volta aos 15 (Netflix) e O Caso Evandro (Globoplay). A direção é de Glauber Filho.
Serviço:
O Cangaceiro do Futuro
Série em 2 episódios
Estreia: Domingo (25) na Netflix