“O Agente Secreto” entra na pré-lista do Oscar 2026 nas categorias “Filme Internacional” e “Elenco”

Pelo segundo ano consecutivo um filme brasileiro foi incluído na pré-lista do Oscar, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira, 16. Após “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, o longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi a produção nacional escolhida para a próxima fase de votações na cerimônia. A película figura em duas categorias de pré-selecionados: “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Elenco”, sendo esta última inédita na premiação americana.

Além de “O Agente Secreto”, “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, foi selecionado e na categoria de Melhor Documentário. A diretora já concorreu ao Oscar de 2020 com “Democracia em Vertigem”. “Amarela”, dirigido por André Hayato Saito que concorreu à Palma de Ouro em Cannes em 2024, também concorre na categoria de Melhor Curta-Metragem. A fotografia de “Sonhos de Trem”, trabalho do brasileiro Adolpho Veloso, também foi reconhecida na pré-lista da categoria de Cinematografia.

Funcionando como uma etapa eliminatória do processo de votação, a pré-lista do Oscar reduz o número de obras que os membros da Academia precisam assistir antes da definição dos indicados oficiais. A partir dessa fase, os votantes devem conferir obrigatoriamente os filmes com chances de avançar. A lista final de indicados à 98ª edição do Oscar será anunciada em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia está marcada para o dia 15 de março de 2026.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES