Estreia nesta quinta-feira (29) nos cinemas “Tenet”, o novo longa-metragem do diretor britânico Christopher Nolan. Com John David Washington e Robert Pattinson no elenco, o filme é uma ficção científica cheia de ação e viagens no tempo para evitar a 3ª Guerra Mundial

Naara Vale
aaravale@ootimista.com.br

Depois de vários adiamentos, Tenet” finalmente estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (29). Dirigido por Christopher Nolan, o filme foi a grande aposta da Warner Bros para levar o público de volta ao cinema e, desde setembro, vem circulando pelas principais salas internacionais de exibição.

Além da direção de Nolan, que depois dos sucessos Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e A Origem já atrai por si só uma legião de fãs, Tenet conta com um elenco de peso e um roteiro ideal para os amantes de ação e ficção científica. No papel principal, John David Washington interpreta O Protagonista, um agente da CIA recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global.

Com a ajuda do espião inglês Neil, vivido por Robert Pattinson, O Protagonista vai ter que inverter o tempo para evitar que o oligarca russo Andrei Sator (Kenneth Branagh) inicie a Terceira Guerra Mundial. Para isso, ele utiliza uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário. Fazem parte do elenco também Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia, Aaron Taylor-Johnson, Clémence Poésy e Michael Caine.

Com trabalho de fotografia de Hoyte van Hoytema, Tenet foi filmado em locações de sete países diferentes. As cenas de ação fazem um passeio por lugares como Reino Unido, Índia, Itália e Estônia, entre outros. O custo total da produção foi de 200 milhões de dólares.

Apesar dos resultados aquém do esperado para a superprodução, Tenet já ultrapassou os 300 milhões de dólares arrecadados com bilheteria em todo o mundo. A expectativa da Warner era que o blockbuster batesse fácil a marca dos 400 milhões de dólares. Com os índices de novos casos da covid-19 ainda altos no Estados Unidos, muitas salas de exibição da Califórnia e Nova York – principais geradoras de receita – estão fechadas, o que pode estar refletindo na arrecadação.

Sinopse

Um agente da CIA conhecido como O Protagonista (John David Washington) é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Eles precisam impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh), um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem.