A implantação de unidades do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) vem sendo acompanhada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), responsável por edificações e rodovias do Governo do Ceará. Com o batalhão de Acopiara, no último dia 8, foram concluídas as instalações em cidades com mais de 50 mil habitantes. Agora, a nova fase é voltada para municípios com mais de 30 mil habitantes.

Com isso, a lista dos 21 próximos beneficiados com estrutura do Raio e sistema de videomonitoramento tem Amontada, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Nova Russas, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Ubajara e Várzea Alegre.

As sedes do CPRaio geralmente são instaladas em prédios públicos reformados e adaptados sob competência da SOP. Dentre outras alas, os prédios têm sala de instrução, almoxarifado, alojamento e estacionamento, além de sala específica para instalação dos equipamentos de videomonitoramento.