Um dos mais importantes grupos de teatro cearenses, o Bagaceira tem sua trajetória de 20 anos retratada no novo episódio do Nós no Batente, do Porto Dragão. O programa vai ao ar hoje, às 19h30, no YouTube
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Ao longo de duas décadas, o Grupo Bagaceira vem encantado o público e elevando o teatro cearense a um patamar de alto nível, com espetáculos que passaram por grandes festivais locais e nacionais, acumulando mais de 50 prêmios.
Dono de um repertório consistente, conta em seu portfólio com milhares de apresentações e obras como O Realejo, Meire Love, Lesados, Fishman; os infantis O Pequeno Casaco Solitário e O Sr. Ventilador, além dos curta-metragens On My Own, Ao Vento, e o longa Inferninho, que passou por festivais no Brasil, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Holanda, entre outros países.
Esta bela trajetória será retratada no quinto episódio do programa Nós no Batente, do Porto Dragão, instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. No documentário, o grupo abordará os 20 anos de carreira, completados este ano, assim como os desafios que está enfrentando durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.
“O Nós no Batente serviu meio com um respiro. A filmagem fluiu de forma muito leve, sem pensar muito. O formato de mini docs possibilita um contato com a linguagem de cada grupo, as poéticas, mostrar como estamos passando por esse momento. É um compartilhar entre o meio artístico e o público”, destaca o ator e diretor do grupo, Yuri Yamamoto. Para ele, o projeto veio em um momento de grande representatividade, “não só pelos 20 anos de trabalho, mas, sobretudo, por documentar esse momento histórico”, diz, referindo-se ao impacto da covid-19 na sociedade.
O ator Ricardo Tabosa, que também integra o grupo, destaca a importância da documentação de práticas das artes cênicas. “Porque é também através desses registros que ficam documentadas nossas ações. É através de registros por escrito ou em vídeo que conhecemos o trabalho dos que vieram antes de nós. E essa possibilidade de deixar também esse legado, através de um mini doc, é bastante cara pra gente. Especialmente agora, que fazemos 20 anos de grupo”.
Segundo ele, “o material está super bonito, super delicado e apresenta nossas peças, nossa forma de trabalhar, nossa visão de mundo construída durante essas duas décadas de trajetória. Além de ter sido também a possibilidade de um exercício estético, quando o projeto dá a possibilidade de o próprio grupo participar da criação do material, contribuindo com ideias de roteiro, direção”.
Já o ator e produtor Rogério Mesquita avalia que iniciativas como essa, “de registrar uma prática tão efêmera”, “é muito importante para que possamos entender de onde viemos e como chegamos até aqui”.
O projeto
O Nos no Batente é uma série documental de 10 episódios, produzida pelo Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante – Teatro de Grupo, que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará. Toda quarta-feira, um novo episódio vai ao ar às 19h30 no Youtube do Porto Dragão. Os próximos episódios terão como destaque os grupos: Teatro Máquina, Cia. Dita, Coletivo Yabás, Grupo Expressões Humanas e Laboral Crew.
MAIS
Programa “Nós no Batente”, como Grupo Bagaceira de Teatro
Onde: YouTube do Porto Dragão
Quando: Nesta quarta-feira (17)
Hora: 19h30min






















