Celebrando 298 anos, a capital cearense já foi cenário de inúmeras produções audiovisuais. Neste aniversário, Tapis Rouge traz um roteiro com filmes e séries ambientados na “Terra Alencarina”. Confira!
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com
Praia do Futuro

Vencedor do prêmio Sebastiane Latino, o longa-metragem Praia do Futuro, do diretor Karim Aïnouz, se divide entre locações em Fortaleza e Berlim, acompanhando o salva-vidas Donato, defendido por Wagner Moura. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim. Disponível também no Globoplay, para assinantes Telecine.
Fortaleza Hotel

Pilar, uma jovem camareira de um hotel em Fortaleza, tem seu caminho cruzado por Shin, uma hóspede sul-coreana de meia-idade. Os planos de ambas começam a dar errado e, apesar de tudo que as separa, acabam se aproximando e estabelecendo uma intensa relação de solidariedade, buscando encontrar, uma na outra, a solução para seus problemas. O filme de Armando Praça está disponível no Globoplay, para assinantes do pacote Telecine.
A Filha do Palhaço

Exibido na estreia da 34ª edição do Cine Ceará, A Filha do Palhaço acompanha Joana, uma adolescente de 14 anos, que aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha precisam conviver durante esse período. Eles vão viver novas experiências, experimentar sentimentos e esse tempo juntos causará profunda transformação em ambos. Com direção de Pedro Diógenes e Jesuíta Barbosa integrando elenco, o longa estreia em 2 de maio nos cinemas nacionais.
O Homem de Papel
Resgatando uma Fortaleza que ficou para trás, o filme de 1976, protagonizado pelo ator cearense Milton Moraes, acompanha Carlos, um jornalista que cobre as ocorrências policiais e tenta fazer um nome na profissão forjando notícias. Disponível na íntegra e gratuitamente no YouTube, o filme mostra uma Beira-Mar sem os vários arranha-céus de hoje, repleta de dunas, além de passear desde o Centro da Cidade até a Leste- Oeste.
Eu Não Conhecia Tururú
O filme de 2002 é um dos primeiros registros cinematográficos da capital no século XXI, acompanhando uma família de classe média alta que tem suas origens no Ceará e se reúne para o casamento de uma das quatro irmãs, sendo que as demais vivem no Exterior. O reencontro traz à tona diversos sentimentos e descobertas. O filme também pode ser assistido no YouTube.
As meninas do Benfica

A série de oito episódios se passa em junho de 2013, quando manifestações mobilizam milhares de jovens em todo o País. Em Fortaleza, Sandra, Iara, Keyla e Andrea, estão nos preparativos da última transmissão do canal Meninas do Benfica, um projeto para YouTube que as uniu desde o primeiro ano da faculdade de Comunicação Social. Por quatro anos, as melhores amigas debateram e discutiram tudo o que lhes atravessava. Contagiadas pelas “Jornadas de Junho”, o quarteto vai às ruas na capital cearense e percebe que suas ações interferem diretamente nos seus planos e sonhos pessoais.
Se Avexe Não
Em exibição atualmente na TV Brasil, a trama de comédia mostra os integrantes da família Nobre se aventurando em variadas atividades profissionais, a fim de driblar os problemas econômicos. Na história, Selma (Juliana Maia) se vê obrigada a acolher sua família em casa depois que cada um dos integrantes passa a ter problemas financeiros. Gravada inteiramente em Fortaleza, a produção conta com elenco 100% cearense e se desenrola em dez episódios.