O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) oferece uma agenda diversificada nesta semana (7 a 11 de maio), com destaque para um concerto especial da Camerata de Cordas da UFC em homenagem ao Dia das Mães, uma oficina de pandeiro e sessões adaptadas na sala imersiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todas as atividades são gratuitas e reforçam a missão do museu, integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, em promover acesso democrático à arte.
Aos sábados de maio (dias 10, 17, 24 e 31), a percussionista e arte-educadora Ianka Oliveira ministra uma oficina de pandeiro no estúdio do MIS, das 14h às 17h. Com enfoque no samba e em ritmos populares, a atividade combina técnica, improvisação e vivência coletiva. Já aos sábados, das 13h às 14h, a sala imersiva recebe o público neurodivergente com adaptações sensoriais — como iluminação e volume reduzidos — para exibir exposições como “Fortaleza Utopia Ancestral” e “Aves do Ceará”. As vagas são limitadas e exigem inscrição prévia.
No sábado (10), às 18h, a Camerata de Cordas da UFC se apresenta na praça do MIS com o concerto “Como é grande o meu amor por você”, mesclando clássicos de Bach, Pixinguinha, Roberto Carlos e The Beatles. Paralelamente, seguem em cartaz as exposições “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, “Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias” e a instalação imersiva “Re-floresta”, de Roberta Carvalho, com horários variados de visitação.
Serviço
Programação especial de Dia das Mães
Local: Av. Barão de Studart, 410 — Meireles, Fortaleza/CE
Entrada gratuita | Programação completa: @mis_ceara