A partir das inter-relações entre cultura e educação, surge a mostra “Na Ponta Dos Dedos’”, que abre nesta quinta-feira, 1º, às 14 horas, no hall de entrada da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus Itaperi. A exposição é idealizada pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) em parceria com a instituição e poderá ser visitada até dia 3 de junho.
Mostra conta com 20 obras produzidas durante a formação em fotografia para cegos e pessoas com baixa visão e conduz o espectador a enxergar a imagem por meio tátil. Entre as ferramentas utilizadas, está a audiodescrição, que torna a representação gráfica uma arte democrática e acessível.
Em paralelo, a exposição, às 14h, a UECE, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/Grupo de Pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH e do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência – NAAI, em parceria com o MFF, realiza o seminário “Artes, inclusão e acessibilidade”.
Para contextualizar sobre importância da acessibilidade no mundo das artes e culturas, o workshop terá como palestrantes: Klístenes Braga, pesquisador e consultor em acessibilidade; Vera Lúcia Santiago, Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e Pesquisadora Nível 2 do CNPq; Rebeca Barroso, mestranda em Linguística Aplicada e Keli Pereira, coordenadora do núcleo educativo do MFF. O evento será aberto a educadores, estudantes, artistas e demais interessados, com inscrições no Instagram oficial do MFF (@museudafotografiafortaleza).
Serviço
Exposição Na Ponta Dos Dedos
Período da Exposição: dias 1º, 2 e 3 de junho
Abertura: nesta quinta, às 14h.
Onde: Hall de entrada da Reitoria da UECE (Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Itaperi)
Horário de funcionamento: de 8h às 17h
Acesso gratuito