O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou, nesta sexta-feira, 9, procedimento preliminar de natureza criminal para apurar possível caso de “fura-fila” da vacinação da influenciadora digital Thyane Dantas, esposa do cantor Wesley Safadão.
Conforme divulgado nas redes sociais da própria influenciadora, ela recebeu a vacina em Fortaleza, nesta quinta-feira, 8, aproveitando a ocasião em que o esposo foi vacinado. Contudo, o nome dela não constava nas listas de agendamento divulgadas pela Prefeitura de Fortaleza para o dia. Também será verificada, segundo o MPCE, suspeita de que o cantor teria se vacinado em local diferente do agendado, motivado por escolha do imunizante que queria receber.
Para apurar o fato e colher elementos iniciais, o MPCE informou que irá oficiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, solicitando detalhes sobre o fato, em especial sobre lista de vacinados, o horário de vacinação do casal e informações a respeito das “sobras” de vacina. O Ministério Público também vai requerer informações sobre os servidores responsáveis pelo preenchimento dos cartões e pela aplicação da vacina.
Processo administrativo da PMF
Segundo a SMS, foi instaurado, nesta quinta, processo administrativo para apurar a aplicação da vacina em Thyane. Por meio de nota, informou que são executadas e planejadas estratégias visando ao aproveitamento integral de todas as doses ministradas. No caso de ontem, estavam sendo vacinados os nascidos até 1989 (32 anos ou mais) e Thyane tem 30 anos, faixa etária do público geral que ainda não foi contemplada no Município. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do cantor disse se tratar de uma “dose de sangria”, que estaria sobrando e, por este motivo, foi aplicada na esposa. “Cada dose dá em média um número [de] aplicações, depende de qual for, e se não foram aplicadas na hora são descartadas”, diz nota de esclarecimento.
Contudo, a PMF explicou que nos casos pontuais de doses remanescentes em frascos, após a total finalização das atividades, as equipes de vacinadores realizam busca ativa de pessoas pertencentes ao público alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade. “As atividades de vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza, nesta quinta-feira (08/07), encerraram às 17h, não havendo dessa forma doses remanescentes antes desse horário”, rebate a Prefeitura. (por Redação O Otimista)