A 18ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental começa hoje (19), marcando a reabertura das atividades no Teatro RioMar Fortaleza. Além de apresentações gratuitas em Fortaleza, a mostra leva espetáculos a municípios do interior 

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Em um ano marcado por tantas perdas e incertezas, mais uma vez, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental traz ao público cearense mensagens de esperança, solidariedade e alegria através de espetáculos do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O evento marca a reabertura do teatro do shopping RioMar Fortaleza e acontece de hoje (19) a 22 de novembro. Entre os dias os 20 e 30 de novembro, a Mostra percorre as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Pentecoste, Limoeiro do Norte, Icapuí, Itapipoca, Sobral, Horizonte, Viçosa do Ceará, Cascavel e Alto Santo.

Com o tema “A Alegria Cura”, a programação da 18ª edição do Teatro Transcendental conta com peças que transitam pela comédia e pelo drama, além de um espetáculo voltado para o público infantil. A abertura do evento será hoje (19), às 20h, com o espetáculo “Antes Só que Mal Assombrado”, da Companhia de Teatro Rama Kriya, de São Paulo. Na sexta-feira (20), às 20h, é a vez do drama “Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio”, do grupo Beth Zalcman do Rio de Janeiro.

No sábado (21), às 16h, o grupo Dona Zefinha – único cearense na mostra – apresenta a comédia musical “Ch@furdo”. “É um espetáculo voltado para toda a família, que mistura música e humor, contando a história de três irmãos e suas relações de vidas. A gente toca, canta, o público toca com a gente. É um espetáculo de musicalização misturado à palhaçaria”, explica Orlângelo Leal, diretor artístico da Dona Zefinha.

Na noite de sábado, às 20h, quem sobe ao palco é o grupo Cangaral, de Minas Gerais, com a peça “Maio, Antes que Você me Esqueça”. Encerrando a programação, dia 22, às 20h, o grupo Amigos da Luz, do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo “Fim?“.

Solidariedade

De caráter solidário, os espetáculos do Teatro Transcendental são gratuitos, mas a produção do evento sugere que os ingressos sejam trocados por dois ou mais quilos de alimentos não perecíveis. A retirada de ingressos e a doação dos alimentos estão sendo realizadas em três postos de coleta: shoppings Aldeota, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. As trocas também podem ser feitas na bilheteria do Teatro RioMar, no dia de cada espetáculo. A produção do evento lembra, porém, que em virtude das medidas protetivas contra o coronavírus, a capacidade do local está reduzida e só serão disponibilizadas 330 vagas.

Ao longo dos seus 18 anos, a mostra já arrecadou mais de 154 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 88 entidades sociais do Ceará. Sidney Girão, um dos coordenadores do Teatro Transcendental, diz que, apesar dos desafios para fazer o evento de forma presencial, diante tudo o que a pandemia causou à humanidade ao longo do ano, a equipe ficou ainda mais motivada para realizar a mostra.

“O Teatro Transcendental leva espetáculos inspiradores que estimulam a solidariedade. A gente entendeu que esses espetáculos teriam que acontecer em um ano tão difícil. Essa edição tem muito simbolismo para cada um de nós na produção desse evento. A gente está muito feliz e muito otimista”, pontua Girão.

Serviço:

18ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

De hoje (19) a 22 de novembro

Teatro RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu).

Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis ou mais

Pontos de troca: Riomar Fortaleza, Riomar Kennedy e Shopping Aldeota.

Mais informações:  www.teatrotranscendental.com; ou (85) 3260.5140