Mostra “Adjetivo Feminino” reúne obras de 27 artistas plásticas com atuação em Fortaleza

Texto:Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Foto: Beatriz Bley

Fotografia, bordados, pintura, escultura em madeira, instalações, tapeçaria… Estas são apenas algumas das técnicas que estarão presentes nas obras da exposição coletiva “Adjetivo Feminino”, que será aberta nesta sexta-feira (6), às 17h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc). A mostra reúne obras de 27 artistas plásticas mulheres cearenses ou com atuação na cidade de Fortaleza.

Com curadoria das artistas plásticas Andréa Dall’Olio e Sandra Montenegro, “Adjetivo Feminino” tem como pano de fundo as celebrações ao Dia Internacional da Mulher, festejado dia 8 de março, porém, as obras não necessariamente tratam de questões ligadas ao feminino. “Quando fez a seleção das obras, a gente queria mostrar a diversidade do universo feminino dentro das artes, a diversidade de gerações, de técnicas e, principalmente, a qualidade artística e o protagonismo das mulheres dentro do seu fazer artístico”, explica Andréa Dall’Ollio.

Além das 27 artistas contemporâneas convidadas pela curadoria, a exposição é composta por obras de mulheres que atuaram no século XX e cujas obras fazem parte do acervo particular do MAUC. Ao todo, estarão expostas 60 obras.

Única artista expondo com fotografias, Beatriz Bley, fotógrafa do jornal O Otimista, participa da mostra com duas fotos que retratam o solo cearense visto de cima, porém, num formato abstrato. “As minhas fotos autorais sempre têm muito presentes os pixels que lembram as pinceladas. Para mim, expor ao lado de grandes nomes das artes plásticas é de extrema alegria porque a minha grande inspiração vem das artes plásticas. A fotografia é a minha forma de expressão, mas no que eu mais me inspiro é na pintura, é algo que me instiga”, diz.

A “Adjetivo Feminino” teve a sua primeira edição no Centro Cultural Belchior, em março de 2019. Desta segunda edição participam as artistas: Ana Debora Pessoa, Andréa Dall´Olio, Anete Mendonça, Beatriz Bley, Carmelita Fontenele, Clarissa Ribeiro, Cris Cavalcante, Daisy Grieser, Digeórgia, Heloysa Juaçaba, Ivany Gomes, Jacinta Cavalcante, Joana Salle, Lana Benigno, Lia Sanders, Maiara Capistrano, Mariza Viana, Nice Firmeza, Nícia Bormann, Raianny Queiroz, Salete Rocha, Sandra Montenegro, Segiane Cabrall, Sinhá D’Amora, Tereza Mello, Vera Dessart e Vera Sampaio.

Mês da mulher no MAUC

Além da “Adjetivo Feminino”, o Mauc recebe outras duas exposições temporárias completamente feitas por mulheres. Desde a produção e curadoria à autoria das obras. Hoje, às 19h, será aberta a mostra “Design por Mulheres 2020″, que vai mostrar um panorama da trajetória de nove mulheres designers, que expressivamente produziram ou ainda produzem repertórios singulares contribuindo para a construção e transformação do cenário do Design dentro e fora do Brasil. Já amanhã, junto com “Adjetivo Feminino”, será a estreia de ” O Monstro que Nasce Quando o Amor Acaba”, exposição individual de  Luiza Veras (Azuhli ).

SERVIÇO:
Exposição Adjetivo Feminino
Quando: abertura sexta (6), às 17h
Visitação: 6 a 27 de março de 2020. Mauc é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Gratuito e aberto ao público
Onde: Museu de Arte da UFC (Mauc) – Av. da Universidade, 2854 – Benfica
Outras informações: 3366.7481 e 3366.7480

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES