O multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, um dos nomes mais inventivos e reverenciados da música mundial, morreu neste sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Samaritano Barra, que divulgou que a morte ocorreu às 20h22, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Conhecido como “o bruxo” da música, Hermeto estava internado na Zona Sudoeste da capital fluminense.
Ver essa foto no Instagram
Autodidata e incansável pesquisador de sons, Hermeto transformava qualquer objeto em instrumento, de panelas a brinquedos, e encantou plateias no Brasil e no exterior. Três vezes vencedor do Grammy Latino, foi descrito por Miles Davis como “o músico mais impressionante do mundo”. Sua carreira incluiu colaborações históricas, discos aclamados e apresentações inesquecíveis, como a recente série de shows na Europa, em julho deste ano, e o último espetáculo no Circo Voador, no Rio, pouco antes de completar 89 anos.
Entre prêmios e homenagens, recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de universidades brasileiras e, em 2023, da prestigiada Juilliard School, em Nova York. Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos, além de um legado que atravessa gerações.