Morre aos 92 anos Francisco Brennand

Morreu na manhã desta quinta-feira (19), aos 92 anos, o artista plástico Francisco Brennand. Ele estava internado há 10 dias no Real Hospital Português, em Recife, com um quadro grave de pneumonia.

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand iniciou sua trajetória no mundo das artes na década de 1940, aprendendo a modelar com Abelardo da Hora e recebendo influências de pintura com Álvaro Amorim e Murilo LaGreca. O gosto pela cerâmica foi incentivado por obras de Pablo Picasso, Joán Miró e Léger, que teve contato durante uma estada em Paris.

Ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador e gravador, Brennand iniciou a restauração da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no Bairro da Várzea, na zona Oeste do Recife, ainda em 1971, quando transformou a velha olaria, propriedade do pai, em ateliê. No local, estão expostos permanentemente objetos cerâmicos, painéis e esculturas.

Brennand também foi responsável pelo desenvolvimento de pontos turísticos recifenses, como o Parque das Esculturas, onde está localizada a Torre de Cristal, obra de argila e bronze com 32 metros de altura e que pode ser vista do Marco Zero.

Em junho de 1917, Brennand recebeu a Medalha do Mérito Capibaribe, a maior comenda oferecidade pela Prefeitura do Recife.

O corpo de Brennand será velado a partir das 16h na Capela Imaculada Conceição, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, na capital pernambucana. A cerimônia será aberta ao público.

Foto: Reprodução

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES