O Met Gala de 2024, marcado sempre para a primeira segunda-feira de maio, deve abalar o mundo da moda e da arte no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. O tema deste ano é “O Jardim do Tempo”, inspirado no conto de mesmo nome de J.G. Ballard, escrito em 1962: uma homenagem poética à natureza e à evolução da moda ao longo dos séculos. Os coanfitriões deste ano incluem Zendaya, Jennifer Lopez, Bad Bunny e Chris Hemsworth.
Com a exposição “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (“Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”, em tradução livre), do Costume Institute, será o ponto focal da noite, destacando cerca de 250 itens raros da coleção permanente, entre eles designs de Schiaparelli, Dior, Givenchy e outros. Algumas peças são muito frágeis para serem usadas novamente – como um vestido de baile Charles Frederick Worth de 1877. Outras serão exibidas através de animação de vídeo, projeção de luz, IA, CGI e outras formas de estimulação sensorial. Andrew Bolton, curador responsável pelo Costume Institute, acrescentou que a exposição será moldada em torno de três “zonas” principais – Terra, Mar e Céu – que prestam homenagem ao mundo natural.
Ver essa foto no Instagram
Os espectadores podem esperar uma transmissão ao vivo do tapete vermelho do Met Gala no site da Vogue America, TikTok e YouTube, comandada por Gwendoline Christie, La La Anthony e Ashley Graham. No Brasil, o Met ainda pode ser assistido por meio do canal fechado de televisão E!, a partir das 19h, no horário de Brasília.
O Met Gala acontece no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque na primeira segunda-feira de maio de cada ano – com exceção do evento de 2021, que ocorreu em setembro devido às restrições da pandemia. O evento costuma receber cerca de 450 participantes todos os anos.