A cantora paulistana Mariana Aydar apresenta seu novo disco, “Veia Nordestina, neste domingo (15), às 18h, no Cineteatro São Luiz. O álbum reverencia o forró bem ao modo autoral da cantora
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Dentro de uma paulistana, bate um coração apaixonado pelo mais autêntico ritmo nordestino. A cantora e compositora Mariana Aydar não nasceu no Nordeste, mas carrega na sua essência e na sua música a paixão pelos ritmos que afloram por estas bandas, em especial, pelo forró. Tanto que, ano passado, Mariana reverenciou o ritmo no seu novo disco, “Veia Nordestina”. E é ele que a artista apresenta no show deste domingo (15), às 18h, no Cineteatro São Luiz.
No repertório, além das canções que compõem o disco, Mariana relembra algumas de suas regravações, como “Te Faço um Cafuné” e “Preciso do Teu Sorriso”, clássicos de Dominguinhos, e outros sucessos do gênero como “Feira de Mangaio”, “Forró do Xenhenhém” e “Frevo Mulher”. No palco, ela é acompanhada pelos músicos Cosme Vieira na sanfona, Feeh Silva na zabumba, Bruno Marques na MPC e SPD, Rafa Moraes na guitarra, Magno Vito no baixo e synth bass. Cenário e figurino são ilustrados pelas artes da capa do disco, assinadas pela recifense Dani Acioli.
Veia nordestina
Mariana Aydar cresceu cercada pelo forró. Filha do músico Mario Manga, do grupo Premê, e da produtora Bia Aydar, ela conviveu de perto com Luiz Gonzaga quando sua mãe foi empresária do Rei do Baião. Aos oito anos, ela já tocava instrumentos e profissionalizar-se na música foi uma questão de tempo.
A primeira banda onde atuou por três anos, a Caruá, foi de forró. Depois, casou-se com o músico e compositor, também forrozeiro, Duany – pai de sua filha Brisa. A sua primeira experiência como diretora de cinema também foi ligada ao ritmo. Em 2014, ela dirigiu o documentário sobre a vida e obra de Domiguinhos, que, além de seu mestre, virou amigo.
Diante de tantas aproximações, lançar “Veia Nordestina” foi só uma consequência. Com 12 faixas de autoria própria e de compositores contemporâneos como Isabela Moraes, Duani e Juliana Strassacapa, o disco foi lançado ao longo de 2019, em formato de EPs. Apesar de ser apontado como um disco de forró, Mariana faz uma grande mistura de ritmos que compõem ou influenciam a cultura nordestina.
As músicas são um mix de xote, arrocha, frevo, galope, kuduro e arrasta-pé, com uma pitada ainda de funk, como na dançante “Se pendura”. Como marca da sua trajetória autoral, Mariana reinventa o forró à sua maneira, inserindo no ritmo as suas outras influências musicais. “Quero traduzir o meu forró, a minha maneira de ver o gênero reinventando, instigando, trazendo elementos contemporâneos, guitarras psicodélicas e a eletricidade da MPC sem perder a alma pé de serra do clássico power trio forrozeiro: zabumba, triângulo e sanfona”, explica Mariana.
Serviço
Show “Veia Nordestina”, de Mariana Aydar
Quando: domingo (15), às 18h
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) – limitação de 40% da meia-entrada
Mais informações: 3252.4138






















