Marchetaria de Silvio Rabelo é destaque em exposição no Mauc

Dos restos de madeira que iriam parar no lixo, o artista plástico Sílvio Rabelo utiliza a técnica da marchetaria para construir obras de arte. Parte dessas peças poderão ser vistas na exposição “Reinvenções”, que será aberta hoje (25), no Mauc

Será aberta hoje (25), às 19h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), a exposição “Reinvenções”, do artista plástico Silvio Rabelo. A mostra traz trabalhos que utilizam como base a marchetaria, técnica que permeia toda a obra do artista e consiste no encaixe de materiais diversos como madeira e metais para ornamentar superfícies planas. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de dezembro, com visitação gratuita.

Desenhista, pintor e escultor, em “Reinvenções”, Silvio Rabelo faz experimentações ao mesclar pinturas e esculturas às suas tradicionais obras em marchetaria, mantendo um diálogo entre as temáticas das peças. Cerca de 60 obras irão compor a mostra. Entre os trabalhos estão retratos, imagens abstratas e releituras de quadros famosos, todos feitos em marchetaria.

Sobre o artista

Aos 20 anos, Sílvio Rabelo lançou-se às artes como entalhador e escultor. Da vontade de ter em casa quadros consagrados nas artes plásticas surgiu a ideia de transportá-los para a marchetaria. “Quando comecei, por volta dos 18 anos, eu pintava e eu queria ter sempre um quadro em casa, queria ter Picasso, Portinari, mas não tinha dinheiro para isso. Aí comecei a fazer na minha técnica e as pessoas começaram a gostar. Agora, eu tenho aqui em casa os quadros que eu queria”, relembra Sílvio Rabelo.

Das releituras dos quadros famosos, Silvio tem, por exemplo, a “Santa Ceia”, de Leonardo Da Vinci, e “Moça com Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer, todos feitos a partir de retalhos de madeiras. Trabalhos autorais ligados à temática do sertão e retratos de santos também são referências na sua obra.

O material para compor tudo isso vem dos restos de madeira que iriam para lixo. As profundidades e multiplicidade de cores nos tons de pele, roupas e objetos retratados nos trabalhos são dados pelas cores naturais das rasgas das madeiras. “Fica mais rústico e mais bonito”, orgulha-se o artista.

Serviço:
Exposição Reinvenções, de Silvio Rabelo
De hoje (25) a 20 de dezembro
Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.
Entrada gratuita.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES