A poesia do cearense Bráulio Bessa e a música do paulistano Marcelo Jeneci se encontram neste domingo (30), a partir das 18h, na live solidária do projeto Sintonia do Bem, promovido pelo Sesc Ceará, com transmissão ao vivo pelo Youtube
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Um é natural de Alto Santo, no interior do Ceará. O outro, nascido em Guaianazes, bairro periférico da cidade de São Paulo. O primeiro traz em si a vivência do sertão nordestino. O segundo, o dia a dia da maior metrópole brasileira. Em comum, os dois carregam em seus trabalhos o amor à poesia, o uso das palavras para traduzir e contar a sua própria história e as histórias dos outros. Enquanto o cearense Bráulio Bessa faz isso em forma de poemas recitados em livros e programas de TV, Marcelo Jeneci o faz em forma de letra e melodia.
Neste domingo (30), a partir das 18h, a poesia de Bráulio Bessa e a música de Marcelo Jeneci vão se encontrar na live solidária do projeto Sintonia do Bem, promovido pelo Sesc Ceará. Com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Ceará no Youtube, os artistas vão se encontrar virtualmente, cada um de sua casa, para bater um papo e apresentar ao público um pouco dos seus trabalhos. “A ideia é fazer uma mistura de poesia e música. Durante a live também faremos a campanha de arrecadação de doações para os bancos de alimentos do Mesa Brasil Sesc”, explica Sérgio Magalhães, supervisor do programa de cultura do Sesc-Juazeiro, unidade responsável por esta edição do projeto.
Poesia, causos e melodias
Poeta desde menino, Bráulio Bessa tornou-se conhecido através de uma página na internet criada em 2012, na qual postava seus poemas, e de vídeos caseiros em que recitava seus cordéis. Os milhares de acessos fizeram-no chegar rapidamente ao Brasil todo. Hoje, o poeta de Alto Santo já conta com dois livros publicados e uma participação semanal no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, para onde leva poesia e um bocado de cultura nordestina.
Na live deste domingo, Bráulio abre a noite apresentando ao público um pouco da sua trajetória e causos inspirados na sua palestra-espetáculo “Poesia que Transforma”. Entre as histórias autobiográficas que entrarão na conversa está a do seu casamento com Camila Mendes, em 2012, em um curral emprestado em Alto Santo, sob a trilha sonora de “Pra sonhar”, uma das músicas de maior sucesso na carreira do outro convidado da live, Marcelo Jeneci.
Esse encontro entre o poeta e a música do compositor paulistano lá em 2012 é apenas um dos motes para o bate-papo que os dois terão durante a transmissão. Às 19h30, após a costura entre poemas e melodias, Jeneci assume a live para um show intimista ao som da sanfona e do teclado.
No repertório selecionado especialmente para este domingo, o cantor e compositor levará ao público grandes sucessos da sua carreira, como “Felicidade” e “Pra Sonhar”. Além delas, Jeneci vai apresentar canções do seu álbum mais recente “Guaia”, lançado em 2019, após seis anos sem discos com inéditas.
Produzido por Lux Ferreira e Pedro Bernardes, Guaia é uma espécie de disco autobiográfico e traz uma série de referências da música nordestina, como a batida de “Redenção” e o baião de “Oxente”. “Trago na alquimia desse álbum a rua onde cresci, o agreste de Pernambuco e a grande metrópole que se fundiram em mim”, definiu o músico sobre o disco.
Serviço
Sintonia do Bem com Bráulio Bessa e Marcelo Jeneci
Quando: domingo (30), a partir das 18h
Onde: ao vivo do canal do Sesc no Youtube






















