O litoral do Ceará está livre de um novo ataque do óleo derramado em alto mar, de acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Gustavo Gurgel. A informação foi dada nesta quarta-feira (9), após novo sobrevoo pelo litoral cearense. O voo foi realizado a baixa altura, numa faixa de até dez quilômetros da costa.
“O não avistamento da mancha de óleo nos dá a tranquilidade de que não teremos novas praias contaminadas e animais marinhos sacrificados, nas próximas horas”, afirmou o gerente. “O nosso esforço agora é limpar as praias, até que a situação se normalize, e seguir monitorando, para dar tranquilidade aos banhistas”, completou. Numa ação paralela, equipes do Detran e do Corpo de Bombeiros percorreram o litoral em carros para deslocamentos fora da estrada, numa busca ativa por novas ocorrências de óleo na praia.
O resultado do rastreamento por terra será apresentado, nesta quinta-feira (10), quando o Governo do Estado traçará novas ações de redução dos efeitos do óleo sobre o litoral. Uma reunião do grupo de trabalho que reúne os órgãos mobilizados no esforço está marcada para 14 horas, na sede da Secretaria do Meio Ambiente.
Limpeza da Sabiaguaba
A praia da Sabiaguaba, em Fortaleza está recebendo nesta quinta um novo mutirão de limpeza. Desta vez, o objetivo é remover o óleo que está preso às pedras da praia. A ação começou às 9 horas – com a maré baixa, é possível ver os flocos de óleo.



















