No Ceará para participar do projeto “Mestre & Aprendiz”, o maestro João Carlos Martins realiza hoje (16), às 17h, concerto ao lado do pianista Ricardo Bacelar e da cantora Lia Veras, no Teatro da Tapera das Artes, em Aquiraz

Texto: Naara Vale 
[email protected]
Fotos: Edimar Soares

Os olhares atentos e os cochichos de quem ocupava o Teatro da Tapera das Artes, na manhã de ontem (15), davam conta de que alguém muito importante entrava no local. Era o maestro José Carlos Martins, que, entre uma foto e outra com seus admiradores, assistia da primeira fileira o ensaio da Orquestra Bachiana Jovem da Tapera das Artes, a qual ajudou a fundar. Dali viu um pouco da semente que plantou. Depois, subiu ao palco para reger meninos e meninas que fazem parte do grupo de 500 crianças atendidas pela Associação Tapera das Artes. “É um fenômeno o que aconteceu aqui. É um orgulho e o Brasil tem que tomar mais conhecimento do que acontece dentro da Tapera”, disse o maestro.

João Carlos Martins está em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, para participar do projeto “Mestre & Aprendiz”, edição Alma Gêmea, promovido pela Tapera das Artes. Hoje (16), às 17h, ele se apresenta no concerto “Orquestrando Emoções”, ao lado do pianista, compositor e arranjador Ricardo Bacelar, e da cantora Lia Veras. Participa ainda do concerto a Camerata de Cordas da UFC Estrela da Serra. O concerto acontece no Teatro e Centro Cultural da Tapera das Artes.

Mestre & Aprendiz

O concerto é apenas uma das atividades do projeto “Mestre & Aprendiz”, criado em 2015. Na sua quarta edição, ele oportuniza a crianças e jovens músicos o contato direto com grandes nomes da música brasileira, propiciando troca de saberes, aprimoramento de técnicas e muito aprendizado. Durante uma semana, o músico convidado participa de atividades dentro da instituição. O projeto, idealizado pelo maestro Ênio Andrade, já trouxe nomes como Hermeto Pascoal, Francis Hime, Renato Borguetti, Toquinho, entre outros.

“A transformação maior é no olhar das crianças, no estímulo das famílias, na formação de plateia para as comunidades. Oportuniza que meninos estudantes de música tenham acesso direto a esses grandes mestres, isso abre um horizonte como se fosse uma lupa. Eles estão se encontrando em outro lugar, passam a ter uma ideia de onde podem chegar”, descreve Ritelza Cabral, idealizadora da Tapera das Artes.

Aos 14 anos, a estudante de pífano Áila de Sousa é uma das aprendizes de João Carlos nesta edição. Ela integra o Instituto Sons da Vida, parceiro da Tapera das Artes, e está participando da residência com o maestro. “Esse contato é muito importante para quem quer seguir a carreira de musicista, como eu. É emocionante pelas ideias que ele tem, tudo o que ele fala, o incentivo que ele dá para a gente, a história de superação dele”, aponta Áila.

Exemplo para o mundo

Com uma biografia digna de filme – cineastas do Brasil e de fora já fizeram o registro-  o maestro já precisou passar por 24 operações para manter o sonho de tocar piano. Hoje, em mais uma tentativa de seguir driblando as limitações físicas que problemas de saúde lhe trouxeram, ele usa uma mão biônica para reger e tocar piano. Prestes a completar 80 anos, João Carlos Martins diz que teve sua vida salva pela música. “Quando vi que, aos 64 anos, comecei a minha vida como maestro, vi que a música salvou a minha vida”, conta o maestro.

Aos 80 anos e confiante de que ainda terá pelo menos mais 20 anos de música pela frente (“Meu pai chegou aos 102 anos”, lembrou), João Carlos Martins está empenhado no projeto “Orquestrando o Brasil”, através do qual está rodando o País com o objetivo de formar mil orquestras pelo mais diferentes municípios. Até agora já foram 518, entre novas e outras que se tornaram parceiras do projeto. “Sem querer me comparar, estou realizando o sonho de Villa-Lobos de democratizar a música clássica”, ressalta o maestro.

SERVIÇO:
Concerto Orquestrando Emoções – Maestro João Carlos Martins
Hoje (16), às 17h
Tapera das Artes (rua Antônio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz)
(85) 3361.2704
Gratuito – retirada de ingressos: http://ingressonow.com.br/evento/?id=360