Três lives marcam o lançamento do livro e do documentário “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”. As transmissões têm início hoje (20), às 17 horas, pelo YouTube
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Grandes nomes da cultura cearense estarão reunidos a partir desta segunda-feira (20) para celebrar o lançamento do livro e do documentário Os Profetas – Pelo observar da natureza e o desejo de chover. O professor, escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho; o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba; e o cineasta Wolney Oliveira, entre outros, participam de três encontros virtuais no YouTube até esta quarta-feira (22), como parte das comemorações pelos 49 anos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Nas transmissões, eles conversarão sobre os conhecidos Profetas da Chuva do Ceará que, por meio de observações e experiências de fenômenos naturais, preveem a chegada da tão esperada chuva no Estado. O livro eletrônico poderá ser acessado gratuitamente no site oficial do projeto, no link www.livroprofetas.com.br, a partir de hoje.
O produtor-executivo das obras, Emídio Sanderson, destaca que as profecias sempre fizeram parte da humanidade, estando presentes em mitologias, livros religiosos, clássicos literários ou contos populares. “Elas nos conectam às nossas ancestralidades, nos levam a pensar sobre a existência e planejar, ao mesmo tempo em que revelam muito sobre quem somos, sobre a nossa identidade cultural”. E acrescenta: “o livro faz um caleidoscópio sobre a contexto social e cultural desses profetas”.
Sobre o documentário, cujo lançamento ocorre na quarta-feira, Sanderson explica que, ao longo do desenvolvimento do livro, percebeu a necessidade de registrar essa investigação. “No entanto, o filme acabou virando mais uma narrativa sobre o nosso objeto de pesquisa; e, consequentemente, acabamos gerando mais um registro documental sobre esses mestres da cultura cearense e sobre os seus conhecimentos, os quais são marcados por uma rica oralidade, com falas carregadas de dramaticidade e humor que mereciam um registro audiovisual. Essa linguagem conseguiu gerar outros significados e compreensões que talvez o livro não consiga alcançar”.
Editora do livro, a jornalista Silvia Leite diz que cada capítulo mostra um pouco desse legado dos profetas, por meio da sua profunda relação com a natureza e da extrema fé no divino. “A inserção na cultura sertaneja, a religiosidade, as mudanças climáticas e a convivência com o semiárido permeiam o livro, que traz também, como destaque, a realização do Encontro Anual de Profetas da Chuva, realizado em Quixadá há mais de vinte anos. E é Quixadá, considerada um celeiro de Profetas da Chuva, que proporciona a maior quantidade deles, dez dos quais contam suas histórias em perfis repletos de sabedoria. É uma homenagem aos nossos senhores do tempo, aqueles que passam a vida observando a natureza e tirando dela suas lições, na esperança de prever um bom ‘inverno’, prenunciando fartura para o sertão”.
Serviço:
Lives para o lançamento do livro e do documentário “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”
De segunda (20) até quarta-feira (22)
17 horas
Canais do YouTube da Cagece e Invento Produções Culturais
www.livroprofetas.com.br
Dia 20
Lançamento do Livro “Os Profetas – Pelo observar da natureza e o desejo de chover”
Convidados: Claudia Albuquerque (escritora e jornalista), Fabiano Piúba (escritor e Secretário de Cultura do Ceará) e Gilmar de Carvalho (escritor e pesquisador). Mediador: Osiel Gomes (produtor cultural).
Dia 21
Live “Observadores da Natureza: profecias & ciência”
Convidados: Benedito Teixeira (escritor e jornalista), Karla Martins (pesquisadora e psicóloga) e Meiry Sakamoto (meteorologista e pesquisadora da FUNCEME). Mediadora: Dalviane Pires (editora e jornalista).
Dia 22
Live “Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual”
Convidados: Bete Jaguaribe (jornalista e professora), Vitor Grilo (realizador audiovisual) e Wolney Oliveira (cineasta). Mediador: Osiel Gomes (produtor cultural). Lançamento do documentário: “Os Profetas”.






















