Novo filme animado da Disney e Pixar, Lightyear estreia nesta quinta-feira (16) nos cinemas e conta a história do astronauta que serviu de referência para a criação do boneco Buzz da franquia de Toy Story
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
É bem verdade que o vaqueiro Woody é o favorito de grande parte do público que cresceu assistindo à franquia Toy Story. Porém, o astronauta Buzz roubou a cena em vários momentos e foi ganhando cada vez mais tempo de tela com o passar dos filmes e também conquistando seus admiradores. Sabendo disso, a Disney e a Pixar saíram em busca de expandir esse universo, que ganha um filme solo para o Patrulheiro Espacial, Lightyear, marcado para chegar aos cinemas brasileiros, incluindo as praças de Fortaleza, nesta quinta-feira (16). Alguns espaços já exibem sessões em caráter de pré-estreia amanhã (15).
O novo longa conta justamente a história do astronauta que inspirou a criação do boneco que aparece em Toy Story. Na produção, Buzz e sua tripulação são abandonados em um planeta hostil, 4,2 milhões de anos-luz distante da Terra, após um teste de voo mal sucedido. Ao lado de um grupo de recrutas e um gato-robô chamado Sox, Buzz sai em busca de encontrar uma brecha entre o tempo e o espaço para voltar para casa. A missão, porém, se complica quando Zurg e seu exército de robôs chegam ao planeta em questão. O vilão é o mesmo que aparece nos filmes da franquia dos brinquedos que ganham vida própria.

Bastidores
Para entrar no clima do lançamento, o Disney+ lançou, na última semana, um documentário de 35 minutos, Ao Infinito e Além: Buzz e sua Jornada para ser Lightyear, fazendo referência ao jargão dito pelo personagem. Projeto mostra os desafios da equipe de criadores responsáveis por fazer a evolução de Buzz, saindo de brinquedo para humano, com traços mais realistas para o filme que estreia logo mais. O longa não ficou fora de polêmicas quando o público soube da cena de um beijo entre duas mulheres, mas que havia sido deixada de fora no corte final. No entanto, protestos por parte da equipe e do público fizeram com que retornassem o trecho em questão.
Nos Estados Unidos, a dublagem do astronauta ficou a cargo do ator Chris Evans, conhecido pelo papel do Capitão América nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Já no Brasil, quem dará voz ao personagem é o apresentador Marcos Mion, que recebeu a notícia com muito entusiasmo. “Dar voz a um personagem da Pixar é uma das maneiras mais lindas de ser eternizado, ainda mais quando se trata de Buzz Lightyear”, celebrou Mion.
Quem está na direção de Lightyear é Angus MacLane. O curioso é que no início deste mês, o diretor compartilhou uma “carta de rejeição” enviada pela Pixar em 1996. O texto dizia que seu projeto não havia sido aceito, mas o aconselhava a seguir se aperfeiçoando e enviando projetos ao estúdio. O conselho parece ter dado certo, tendo em vista que ele ajudou na concepção de personagens para algumas das animações mais famosas dos cinemas, como Monstros S.A. e Os Incríveis. Foi em 2016 que ganhou mais notoriedade, quando atuou como co-diretor em Procurando Dori. O filme de Buzz é o primeiro em que está na direção. “Segui seus conselhos e enviei material atualizado quando aumentei minha experiência e conhecimento. Um ano depois, fui contratado. 25 anos depois dirigi um longa”, escreveu MacLane na publicação onde mostrava a carta.
Mais
Curiosidades da franquia:
– Inicialmente, um dos nomes cogitados pela Pixar para o personagem foi Lunar Larry, mas não agradou tanto a produção, que preferiu ir buscar inspiração em histórias reais sobre viagens ao espaço. Com isso, decidiram fazer uma homenagem ao astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.
– A ideia era que o uniforme de Buzz fosse vermelho. No entanto, os testes mostraram que a cor não combinava com a atmosfera do filme e decidiram fazer como conhecemos hoje, com o clássico uniforme branco, com detalhes em verde e lilás.
– A Pixar cogitou o nome de Jim Carrey para dublar o personagem, com intuito de aproveitar o sucesso do ator em filmes como Ace Ventura. As negociações, porém, não avançaram e o papel foi dado ao ator e comediante Tim Allen.
Serviço
Lightyear
Novo filme de animação da franquia Toy Story
Estreia nesta quinta (16), nos cinemas
Assista ao trailer: