Leny Andrade, a ‘cantora dos músicos’, morre aos 80 no Rio de Janeiro

A cantora Leny Andrade, considerada um dos grandes nomes da música popular brasileira e do jazz, nos deixou hoje aos 80 anos. A triste notícia foi divulgada em suas redes sociais oficiais. Leny vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e recentemente enfrentou uma batalha contra a pneumonia, que a levou a ficar internada por duas semanas no mês passado.

Seu talento e arte ultrapassaram fronteiras, sendo admirada por ícones da música nacional e internacional. Entre os seus fãs estava Tony Bennett, que frequentava seus shows na primeira fila. No Brasil, artistas como Margareth Menezes, Mônica Salmaso e Zélia Duncan expressavam sua admiração em mensagens no Instagram da cantora.

Leny Andrade acompanhou de perto o surgimento da Bossa Nova e desde os 15 anos já brilhava em apresentações em bailes e programas de calouros. Sua trajetória a levou ao famoso Beco das Garrafas, berço do movimento, onde teve a oportunidade de conhecer nomes como Sérgio Mendes e Tom Jobim.

A cantora também desbravou o cenário internacional, levando a música brasileira para além das fronteiras do país. Durante cinco anos, residiu no México e frequentemente se apresentava em Nova York, onde até possuía um apartamento.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES