Ocorre neste sábado, 14, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE), das 14 horas às 16 horas, o lançamento do livro “Augusto Pontes – O amigo genial”. A obra com 284 páginas é uma coletânea de textos de voluntários e amigos de Augusto Pontes e conta com a organização de Ricardo F. Bezerra.

Nascido em 30 de dezembro de 1935, Augusto Pontes foi publicitário, e atuou como secretário da cultura de 1991 a 1993. Poeta e agitador cultural nos movimentos artísticos, no processo de formação e no cotidiano da geração de artistas cearenses denominada “Pessoal do Ceará”. Pontes exerceu grande influência no processo de aglutinação desses jovens artistas, na cidade de Fortaleza, entre 1963, a partir dos grupos universitários de arte engajada, e 1979, com a realização do Festival Massafeira, do qual foi um dos principais idealizadores e organizadores.

A obra conta com textos de: Fagner, Fausto Nilo, Ednardo, Cid Gomes, Patrícia Saboya, dentre tantos outros. Assinam os textos que Prefaciam as capas: Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Estado do Ceará, e Rachel Gadelha, Diretora Presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM). O livro também conta com a consultoria editorial de Ricardo Alcântara, que contribuiu com a revisão dos textos, acompanhamento do projeto gráfico e impressão.

Detalhes sobre “o filho da praça”, como era conhecido Augusto Pontes, são apresentados em cada texto. Há quem diga que a frase “vida, vento, vela” foi criação dele, servindo de inspiração para a famosa canção Mucuripe de Fagner e Belchior.

Serviço

Lançamento do livro Augusto Pontes – O amigo genial.

Quando: sábado, 14, das 14h às 16h

Onde: Biblioteca Pública do Estado do Ceará – BECE

Acesso gratuito

Valor do livro*: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) para estudantes

*Valores revertidos para a Obra Irmão Francisco da Jacarecanga, que trabalha com pessoas em situação de rua na Praça do Ferreira.