InícioNotasLançamento de série do livro "Mesas do Ceará", com participação de 10...

Lançamento de série do livro “Mesas do Ceará”, com participação de 10 artistas renomados, ocorre nesta terça

Francisco Campelo lança hoje (27) Série Especial do livro Mesas do Ceará feita pelas mãos de dez artistas, incluindo Lino Villaventura e Espedito Seleiro. Exposição será no novo Rooftop do Hotel Gran Marquise e venda das peças será revertida a projetos sociais 

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

O povo cearense já é referência na hospitalidade, mas o destaque também se estende à arte de servir. Foi o que constatou Francisco Campelo durante longa pesquisa para construção do livro Mesas do Ceará, lançado ano passado. Agora, a obra coordenada pelo jornalista e promoter de marcas de luxo ganha uma Série Especial com novas capas feitas por dez artistas, utilizando as mais variadas técnicas. O resultado dos volumes exclusivos ganha lançamento oficial hoje (27), no novíssimo Rooftop do Hotel Gran Marquise, em evento exclusivo para convidados,  incluindo idealizadores das capas e pessoas que assinam as mesas presentes no livro, além de profissionais de imprensa.

A collab traz trabalhos de Espedito Seleiro, Patrícia Alkari, Ivanildo Nunes, Zé Guedes, Cris Cavalcante, Isaar Furtado, Valter Costa Lima, Suzane Farias, Túlio Paracampos e Lino Villaventura, apresentando peças em pintura, escultura, joalheria e couro. Os dez exemplares customizados acompanham certificado de autenticidade e exclusividade. “Até o momento, sete das dez obras já foram vendidas. Esta será a única vez que todas elas da Série estarão expostas juntas. Será uma oportunidade para os artistas apreciarem o que produziram e que os demais fizeram”, comenta Campelo.

O evento foi pensado, segundo ele, para aliar arte e beneficência, reunindo artistas admirados por ele e que já têm histórico de comprometimento com causas sociais. O valor arrecadado será integralmente doado para as instituições de caridade Lar Bom Samaritano, que cuida de idosos, e a Santa Casa da Misericórdia.

Sonho concretizado

O Mesas do Ceará é fruto de um desejo de longa data de Francisco Campelo, que almejava mostrar “ao Brasil e ao mundo” que o Ceará também tem pessoas com bom gosto para montar mesas postas. Ao longo de 260 páginas e mais de mil fotos, o livro apresenta mesas de vários dos mais destacados sobrenomes cearenses, abrangendo residências da capital, serra, sertão e litoral.

“Começo fazendo um passeio pelos grandes acontecimentos da humanidade que ocorreram em volta de uma mesa, como a última ceia, passando por Cleópatra, os Luíses da França, até o último baile do império no Brasil”, detalha. Além do passeio histórico, Campelo apresenta ao longo das páginas dicas de elementos ideias para compor as mesas, os melhores cristais, diferenciações entre o vidro e o cristal, tipos de porcelanas e, por último, um total de 19 mesas montadas por cerca de 40 famílias típicas do Ceará. “A gente mostra as diferentes realidades do Estado, desde um casarão do Aracati datado do século XVIII, uma casa de praia em Lagoinha, uma fazenda histórica de Quixadá, e, claro, o bom gosto das pessoas, tudo em um registro material e imaterial da nossa história”, elenca o autor.

Francisco Campelo atesta um crescimento gradual na procura por itens e explicações a respeito de como montar uma mesa, especialmente após a pandemia da covid-19. “As pessoas têm entendido o momento em volta da mesa como algo que precisa ser cada vez mais agradável. A mesa é um lugar perfeito para encontros elegantes e vejo um maior interesse das pessoas como uma evolução social nossa”, finaliza o promoter.

Serviço

Lançamento das obras do livro Mesas do Ceará 
Hoje (27), a partir das 17h
No Rooftop do Hotel Gran Marquise
Exclusivo para convidados

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES