O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho conquistou o prêmio de Melhor Diretor no 78º Festival de Cannes pelo filme “O Agente Secreto”, consolidando seu lugar entre os grandes nomes do cinema contemporâneo. A premiação, decidida por um júri presidido por Juliette Binoche e composto por estrelas como Halle Berry e Jeremy Strong, reconheceu a maestria do diretor brasileiro na condução do thriller estrelado por Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido.
Esta é a terceira vez que Mendonça Filho compete pela Palma de Ouro – após “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019) -, mas a primeira que leva um prêmio individual na competição principal. O longa foi premiado neste sábado com Wagner Moura levando o prêmio de Melhor Ator, além de vencer o Fipresci (da crítica internacional) e o Prix des Cinémas Art et Essai (de exibidores independentes franceses).
Ver essa foto no Instagram
Coprodução internacional entre Brasil, França, Holanda e Alemanha, o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes completam o elenco principal.
As premiações colocam “O Agente Secreto” como forte candidato ao principal prêmio da noite, a Palma de Ouro, que será anunciado nas próximas horas.