A Justiça de São Paulo determinou a penhora de troféus e carros de corrida do ex-piloto Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, em razão de uma dívida estimada em R$ 416 mil. A decisão da juíza Fabiana Marini ocorre após processo movido pela empresa Sax Logística de Shows e Eventos por conta de uma competição de automobilismo que Fittipaldi promoveu há 10 anos.
A empresa foi contratada, mas os valores combinados, no entanto, não teriam sido pagos na íntegra. A dívida, com juros e multa, é calculada em cerca de R$ 416 mil.
A juíza decidiu, então, autorizar a penhora de bens, dentre eles o lendário carro Copersucar 1976, da Escuderia Fittipaldi, a única equipe brasileira da Fórmula 1, assim como o da Patrick Racing com o qual o piloto venceu as 500 milhas de Indianápolis em 1989. Estão no lote, ainda, a taça do bicampeonato mundial de Formula 1 (1974) e o troféu do Grande Prêmio Brasil de F1 (Interlagos, 1974).
Os advogados do ex-piloto contestaram a penhora e Fittipaldi ainda pode recorrer da decisão. O piloto responde atualmente a uma série de processos de cobrança abertos por credores na Justiça. Em 2020, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, ele confirmou passar por dificuldades financeiras.