José Guedes apresenta série inédita “Matissiana”, com renda revertida para ações sociais

Em diálogo constante com questões sociais, a arte de José Guedes ganha nova vida na série “Matissiana”. Com lançamento marcado para esta quinta-feira, 5, o trabalho foi criado especialmente para o Projeto Solidário Obra Lumen e terá parte da renda arrecadada destinada à manutenção de casas de acolhimento e centros sociais mantidos pela instituição

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

A união entre arte e solidariedade marca o mais novo lançamento do artista plástico José Guedes: “Matissiana”. Inédita, a série de obras foi criada exclusivamente para o Projeto Solidário Obra Lumen, campanha que beneficia ações de acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O lançamento oficial do trabalho ocorre nesta quinta-feira, 5, no Solar da Praça Portugal, no bairro Meireles, em Fortaleza, e marca também a estreia do site do projeto. Os interessados podem conferir e adquirir as peças, que estarão com 50% do valor de mercado, até 5 de abril. As vendas serão realizadas por meio do site oficial da campanha ou diretamente com a equipe da instituição.

Em entrevista ao Tapis Rouge, José Guedes revelou que o êxito da colaboração entre ele e a comunidade católica logo no primeiro ano foi fundamental para a continuidade da iniciativa. “Surgiu no ano passado, em 2025, quando iniciamos esse projeto, de modo bastante exitoso. O sucesso nos motivou a prosseguir com mais força. A minha conexão com o trabalho de acolhimento da Obra Lumen é total, assim como é total a sinergia que existe entre nós”, afirma.

A série “Matissiana” é composta por seis obras inéditas, derivadas de uma mesma matriz visual, nas quais Guedes investiga variações cromáticas e relações abstratas entre forma e cor. Cada obra integra uma edição limitada de 20 tiragens, assinadas e numeradas, totalizando 120 peças disponíveis ao público. Produzidas com impressão UV diretamente em PVC de 3 mm, as obras medem 70 x 70 cm. O título da série faz referência ao artista francês Henri Matisse, cuja obra dialoga com diferentes momentos da trajetória de Guedes.

“Uma vertente importante da minha produção artística dialoga de forma direta ou indireta com a história da arte. Esse é um universo instigante e desafiador! Matisse já esteve presente em algumas séries e agora ele volta como forte inspiração”, explica. O artista cita, em especial, o impacto da exposição “CutOuts”, vista no MoMA, em Nova York, destacando ainda o desejo de reinterpretar processos de Matisse. “Em ‘Matissiana’ procurei, com recursos contemporâneos de digitalização, traduzir com a minha caligrafia, com a minha linguagem e universo, o que ele fazia com tesoura e papel”, completa.

Mensagem

Para o artista, a dimensão social do projeto é tão significativa quanto o gesto artístico. “Sinto uma alegria muito grande apesar da situação de vulnerabilidade dessas pessoas ser algo demasiadamente triste. Mas temos a obrigação de tentar mudar essa realidade, cada um com as armas que tem. Minha vida sempre foi pautada por isso”, reflete. Ele ainda destaca a importância da parceria com a instituição: “É um presente encontrar uma instituição como a Obra Lumen, que consegue melhorar de fato, e com muito empenho, a vida de tanta gente”.

serviço

Lançamento da série inédita “Matissiana”
Nesta quinta-feira (5), a partir das 18h
No Solar da Praça Portugal (Rua Visconde de Mauá, 777 – Meireles)
Site para compras das obras será lançado nesta quinta
Vendas disponíveis até 5 de abril

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES