O crescimento do fluxo de turistas, do número de meios de hospedagem e de empregos gerados pelo setor fez com que Jijoca de Jericoacoara atingisse o topo do ranking do turismo nacional. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (8), faz parte da nova categorização do Ministério do Turismo, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
Nesse novo levantamento, Jericoacoara, um dos principais cartões postais do País, subiu da categoria B, em 2015, para a categoria A. Conforme o Ministério do Turismo, o crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, do número de estabelecimentos formais de hospedagem e o aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para essa conquista.
Inaugurado em junho de 2017, o Aeroporto Regional de Jericoacora deu início a uma nova fase para o turismo no Estado. Com capacidade inicial para receber até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto já recebe 10 voos comerciais. “Essa era a nossa previsão para o primeiro ano de funcionamento do aeroporto. Conseguimos atingir em seis meses. É um resultado muito bom”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
Ele destaca que essa mudança na classificação de Jericoacoara é fruto do investimento que vem sendo feito ao longo dos anos para fortalecer não somente o destino, como toda o Litoral Oeste do Estado. “O aeroporto, por exemplo, não é de Jericoacoara, é regional. Nosso objetivo é abastecer de gente toda aquela região, não um destino único. É levar turistas para Jericoacoara, Camocim, Bitupitá, entre outros”.
O Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, classificados em A (Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara), B (6), C (20), D (43) e E (3). “A melhoria da classificação de destinos tão expressivos como Jericoacora mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer sua atividade turística e reconhecem que esse é um caminho natural também para o fortalecimento das economias locais”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
*Informações da Secretária do Turismo do Ceará